13 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Caso recorrente: Mulher morre atropelada no Centro de Florianópolis

A morte foi conformada pelo Corpo de Bombeiros. Imagem: GMF.

Por: Flávio Jr. / Portal TVBV Online.

Os atropelamentos no local são recorrentes e se agravam com o aumento da concentração de pessoas em situação de rua

O atropelamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (13) na Rodovia Gustavo Richard, no Centro de Florianópolis, em frente a Passarela do Samba Nego Quirido. A vítima, de 54 anos e identificada apenas como uma pessoa em situação de rua, foi atingida por uma caminhonete no momento que atravessava as pistas.

Com o impacto a mulher foi arremessada e teve uma parada cardiorrespiratória. O condutor do carro parou para prestar socorro e acionou o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal. Os socorristas tentaram reanimar a vítima e receberam o apoio do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), mas após “35 minutos de tentativas ininterruptas, ventilação assistida e administração de medicamentos, a médica do SAMU declarou o óbito da vítima”. A polícia Civil foi acionada e o corpo encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Casos recorrentes

O local onde foi registrada a ocorrência já foi palco para diversos casos semelhantes e muitas situações fatais. Na maioria das vezes são pessoas em situação de rua (PSR), sendo alguns sob o efeito de entorpecentes ou embriagados, que tentam atravessar para chegar ao atendimento social realizado na Passarela.

Na última terça-feira (11), outro atropelamento ocorreu no mesmo ponto. Um motociclista atingiu uma PSR. O atropelado recusou atendimento médico e deixou o local, mas o motociclista teve ferimentos mais graves e precisou de atendimento médico.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Camping no Centro

O canteiro central em frente a passarela Nego Quirido virou um verdadeiro camping ou sala de espera para as pessoas em situação de rua. Isso se deve ao atendimento de acolhimento e social prestado na conhecida “Passarela da Cidadania”. Basta passar pelo local que é possível ver uma movimentação intensa de moradores de rua. O que chama a atenção é que ocorre sob a sombra da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e do Fórum da Capital.

A Guarda Municipal realiza operações para inibir a ocupação irregular do espaço público. Em alguns casos barracas são flagradas em praças e canteiros da cidade. Também é realizada a abordagem de rua por agentes da assistência social, mas as ações se mostram não efetivas com o retorno dos moradores de rua para os mesmos locais e entorno da Passarela.

O Portal TVBV Online fez contato com a Prefeitura de Florianópolis para saber quais as medidas estão sendo adotadas para evitar os atropelamentos no local. Segundo o órgão, “na via existe a passarela para travessias segura por cima da Rodovia Governador Gustavo Richard, com saída ao lado do Centro Sul. Já próximo ao Centro de Saúde da Prainha, existem faixas de pedestre, que também facilitam o acesso à Passarela da Cidadania”.

           

             

Homem morre em grave acidente na BR 282

Outras três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo CBMSC

O grave acidente ocorreu na BR-282, em Faxinal do Guedes no Oeste do estado, na noite da última quarta-feira (13). A colisão envolveu dois veículos e resultou em quatro vítimas, uma delas morreu no local da ocorrência. Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMSC), a guarnição de Faxinal dos Guedes foi acionada e…

Continue lendo