23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Casos de Covid-19 em Santa Catarina crescem 8 vezes em relação a agosto

Saúde reforça importância da vacinação e adoção de medidas preventivas

Um aumento do número de casos de Covid-19 em Santa Catarina levou a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a emitir um alerta na última terça-feira (24). De acordo com o documento, houve um crescimento de oito vezes nos casos confirmados da doença no início do mês de outubro deste ano em comparação com o mês de agosto de 2023, quando foram registrados menos de 120 casos por semana.

Segundo o alerta, apesar deste aumento não representar a mesma magnitude da transmissão registrada em anos anteriores, a incidência da doença tem sido maior entre a população a partir dos 60 anos, bem como a taxa de mortalidade. Nas primeiras duas semanas de outubro, dos 28 óbitos registrados pela doença no estado, 18 foram em adultos maiores de 69 anos.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da DIVE, Arieli Schiessl Fialho, ressalta que  é preciso reforçar as medidas de prevenção contra a doença para evitar a disseminação do coronavírus e a evolução para formas graves.

 

“Hoje temos a vacina à nossa disposição, de forma gratuita, em todos os postos de saúde do estado e graças a ela conseguimos superar o pior momento da pandemia. Então, nossa recomendação é para que toda a população a partir dos seis meses se vacine e não esqueça as doses de reforço, elas são essenciais para evitar as formas graves da Covid-19”, destaca a gerente.

 

Proteção

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Além do esquema primário (1ª e 2ª doses), é importante que a população fique atenta às doses de reforço e atualize a situação vacinal, caso necessário.

Pessoas com 18 anos ou mais com o esquema primário completo devem tomar uma dose de reforço com a vacina bivalente, desde que a última dose tenha sido aplicada há mais de 4 meses.

Dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde mostram que 6,3 milhões de pessoas tomaram a 1ª dose em Santa Catarina e 5,7 milhões tomaram a 2ª. Entretanto, apenas cerca de 3 milhões tomaram a dose de reforço.

Além da vacinação, outras medidas preventivas são importantes, como lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel, evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar com o antebraço, evitar contato próximo com pessoas doentes, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e, em caso de sintomas respiratórios, procurar um serviço de saúde para fazer o teste para a Covid-19, usar máscara e evitar aglomerações.

 

Foto: Freepik