Foto: Redes sociais / Reprodução
Ex-atleta Tiago Splitter inicia carreira como treinador
Tiago Splitter, iniciará na temporada 2024/2025 como técnico de basquete do Paris Basketball, time no qual disputa a primeira divisão da liga francesa.
O anúncio foi antes dos Jogos Olímpicos de Paris, quando Splitter ainda fazia parte da comissão técnica da seleção brasileira masculina. O time chegou até as quartas de finais do torneio olímpico, disputando contra o Dream Team dos Estados Unidos.
Ele foi atleta de basquete entre os anos de 2003 a 2010. Mas desde que decidiu encerrar a carreira como jogador, o ex-atleta atuou como assistente técnico em várias equipes, começando pelo Brooklyn Nets, onde trabalhou de 2019 a 2023, e depois no Houston Rockets, de 2023 a 2024.
Tiago Splitter: Estreia na Euroleague como técnico do Paris Basketball
A presença do catarinense como técnico será um destaque importante nesta temporada para o Paris Basketball. O time francês fará sua estreia na Euroleague, o torneio mais importante, que reúne os melhores clubes da Europa na disputa pelo título continental.Parte superior do formulárioParte inferior do formulário
Fundado em 2018 e tendo uma breve história no cenário mundial, o Paris Basketball conquistou seu primeiro grande feito com o acesso à Euroleague em 2021, tendo apenas três anos de existência. Mais recentemente, obteve o vice-campeonato da liga francesa na última temporada.
Atleta Olímpico e ouro nos Jogos Pan Americanos
Natural de Joinville, Tiago Splitter é formado na Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, localizada em Blumenau. Ele fez história no basquete ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA (National Basketball Association), a liga de basquete dos Estados Unidos. Essa conquista foi alcançada na temporada de 2014, quando ele jogava pelo San Antonio Spurs.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Pela seleção brasileira, conquistou o tricampeonato da Copa América e ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003. Além disso, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.