21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Centro Cultural Laudelino Weiss recebe lançamento de obras de escritor palhocense

Willian Schütz apresenta as obras “Alegoria Imaginária” e “Sociopoesia” no sábado (19), das 14h às 17h

Dentro da programação de eventos que tem transformado o prédio do antigo Paço Municipal em uma importante referência de cultura em Palhoça, o Centro Cultural Laudelino Weiss recebe, neste sábado (19), o evento de lançamento duplo dos livros “Alegoria Imaginária” e “Sociopoesia”, do escritor palhocense Willian Schütz. O autor estará no local, interagindo com o público, das 14h às 17h.

Apoiado pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça e pelo coletivo de artistas A Bolha, o evento de lançamento é gratuito e contará com intervenções poéticas, bate-papos, estandes e coquetel.

Lançadas pela editora carioca Letras e Versos, as duas obras contemplam poemas escritos por Willian Schütz entre o fim de 2022 e meados de 2023. Durante a festa, o autor fará sessões de autógrafo em ambas as obras.

 

Na mesma tarde do lançamento, o grupo Maracatu Tamboritá fará um ensaio aberto na Praça Sete de Setembro, bem em frente ao Centro Cultural Laudelino Weiss.

Mais sobre as obras

Em “Sociopoesia”, o autor traz reflexões sobre o reconhecimento do indivíduo diante da própria realidade social. Através de poesias minimalistas, a obra apresenta temas como identidade, pertencimento e mazelas sociais, como a desigualdade, por exemplo. Tudo isso de forma sutil, metafórica e poética, em mais de 100 páginas com textos inéditos.

Já “Alegoria Imaginária” é composto por poesias que mesclam influências diversas com elementos simbolistas e psicodélicos. O livro apresenta alegoria sobre a “escriviência”, valorizando a subjetividade e descrevendo um mundo onírico, baseado nas visões do autor. Assim, os versos de “Alegoria Imaginária” flertam com a irracionalidade para ressignificar a realidade.

Sobre o autor

Morador de Palhoça, Willian Schütz é jornalista e redator e já recebeu mais de 15 prêmios literários e culturais. Entre 2018 e 2023, escreveu os livros “Insânia Mundana”, “Saudades do que não foi e voltará”, “Insânia de Saudades”, “Sociopoesia” e “Alegoria Imaginária”.

No mesmo período, Willian trabalhou em jornais, portais e assessorias de imprensa, além de assinar textos veiculados em agências de comunicação de todo o Brasil.

Atualmente, além de trabalhar nas áreas do jornalismo e da publicidade, o escritor é acadêmico de Letras – Língua Portuguesa. Schütz agora trabalha na finalização de mais um livro, “Como dizem os dísticos”, com lançamento previsto para 2024.

Sobre o centro cultural

O Centro Cultural Laudelino Weiss foi inaugurado em abril deste ano e vem se consolidando como uma referência de cultura em Palhoça. Situado ao lado da Igreja Matriz do Centro de Palhoça, o prédio foi inaugurado em 1895.

Conhecido antigamente como Paço Municipal, já foi sede de prefeitura, delegacia, Juizado de Paz, cadeia pública e Conselho Municipal (um equivalente à Câmara de Vereadores), e recebeu muitas outras atividades.

O prédio agora abriga a Biblioteca Pública Guilherme Wiethorn, salas para exposições, o arquivo cultural e social do município, salas para cursos na área de cultura, além de uma sala de reuniões e de um setor administrativo, onde funciona a gerência cultural da FMEC.

Foto: Prefeitura de Palhoça/Reprodução