Temporal causou estragos em diversos bairros na manhã de sábado (19)
A Prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, decretou situação de emergência por conta dos estragos causados por uma microexplosão registrada no último sábado (19) nos bairros mais a Norte do município. O decreto foi assinado nesta segunda-feira (21) pelo prefeito João Rodrigues para agilizar o atendimento às famílias atingidas.
Ventos de até 90km/h registrados por volta das 6h de sábado atingiram pelo menos 79 casas, e vieram acompanhados de granizo e chuvas intensas na região. O fenômeno foi analisado e classificado pela Defesa Civil como uma microexplosão.
Não houve feridos ou desalojados, mas produtores tiveram prejuízos. Segundo relatório da Defesa Civil, entre os principais atendimentos, foram registradas 17 árvores em situação de risco ou caídas, cinco vias obstruídas, uma casa atingida por escoamento de lama, além de 12 edificações rurais e três centros comunitários impactados pelos ventos e a chuva.
Mais de 13 mil aves morreram em um aviário que desabou com a força dos ventos. De acordo com a Prefeitura, as áreas mais atingidas se estendem da Linha Sarapião até o Bairro Líder, incluindo os bairros Belvedere, Desbravador e Vila Rica.
Imagem: Google Earth/Prefeitura de Chapecó
As vítimas do temporal já receberam 75 itens de ajuda humanitária, e devem ter auxílio na recuperação da infraestrutura a partir do decreto de Situação de Emergência.
Ainda na manhã desta segunda-feira, o prefeito João Rodrigues reuniu os secretários para definir as últimas ações. “Organizamos uma força-tarefa para que até a próxima sexta-feira possamos finalizar o atendimento a todas as famílias atingidas. São compra de materiais, recuperação de estradas e outros serviços emergenciais”, destacou.
Acidente entre dois veículos deixa 9 vítimas em Chapecó
Uma pessoa ficou presa às ferragens após capotamento no Goio-ên
Um acidente de trânsito na SC-480, próximo à divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, envolveu dois veículos e deixou nove feridos na manhã desta segunda-feira (21) no Goi-ên em Chapecó, no Oeste do estado.