Desde 2019, Chapecó não registrava casos da doença recentemente confirmada em um morcego
Cerca de 500 animais foram vacinados contra a Raiva em Chapecó, em mutirão que aconteceu na última quarta-feira (12), no bairro São Cristóvão, local onde foi registrado um caso de raiva em um morcego, dentro de uma residência. Em consequência, todos os animais mamíferos residentes até 300 metros do local do registro da doença precisam ser vacinados e outro mutirão está previsto para o próximo mês.
A ação foi organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Desenvolvimento Rural e NAPA, com apoio da Gerência Regional de Saúde do Estado. De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Lilian Galão, a vacina, é a única forma de evitar a doença. “Nossas equipes convidaram os moradores da região para trazer os animais para vacinação. Em 30 dias, acontecerá uma nova ação, para reforço da vacinação”, comentou Lilian.
De acordo com a Veterinária Marla Schneider, a raiva é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por mordida ou aranhão, podendo causar encefalite, que é uma inflamação no cérebro, podendo ser fatal. “Por isso é importante manter sempre em dia a vacinação nos animais”, disse.
Foto: Prefeitura de Chapecó