21 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Chapecó tem o melhor sistema de saúde pública de SC; confira

O programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, divulgou as notas dos municípios no quesito Sistema Público de Saúde, e Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, teve a melhor nota de todo o Estado. Além do destaque estadual, o município também entrou no top 10 nacional.

A nota é avaliada através do Índice Sintético Final (ISF), composta de sete indicadores, que analisam desde exames, tempos entre consultas, coletas para exames, dados de vacinações e número de pacientes com hipertensão e diabetes.

A nota de Chapecó na Atenção Básica foi de 8,48 no segundo quadrimestre de 2022, num crescimento de 17,94% em relação ao primeiro quadrimestre, cuja nota do Índice Sintético Final (ISF) foi 7,19. Em relação à nota do primeiro quadrimestre do ano passado, que foi 4,54, a melhora foi de 86,7%.

Confira em detalhes os sete indicadores:

  1. Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
  2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
  3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
  4. Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;
  5. Proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche,
  6. Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada;
  7. Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;
  8. Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Os índices em que Chapecó teve melhora significativa foi o item 2, que passou de 69% para 92%, o item 3, de 66% para 89% e, o item 1, de 21% para 48%. Atualmente Chapecó tem 270 mil usuários cadastrados na Secretaria de Saúde.

O  Previne Brasil, é um programa federal focado na Atenção Primária e que prevê critérios de pagamento por desempenho no atendimento à população.

De acordo com o secretário de Saúde, Jader Danielli, a partir de uma visita ao Ministério da Saúde, em junho do ano passado, juntamente com o ex-secretário de Saúde Luiz Carlos Balsan, foi realizado um trabalho de qualificação da produção e gestão de informações, na atualização e correção dos cadastros e na exportação de dados para o Ministério.

“Nessa visita nós recebemos informações que nos auxiliaram a melhorar nossos processos internos referentes a qualificação dos dados. Nós realizamos a capacitação das equipes, melhoramos a gestão dos dados, integramos setores da Saúde, contratamos mais dez equipes de Saúde da Família e, com isso, conseguimos melhorar o atendimento à população. Estamos colhendo os frutos daquela ida a Brasília”, disse Jader Danielli.

Além disso foi contratada uma consultoria para auxiliar na melhoria da gestão dos dados que juntamente com o sistema terceirizado, permite às equipes monitorar os pacientes a partir de um painel de acompanhamento.

Devido aos bons números, há até uma previsão do Secretário Nacional de Atenção Básica, Raphael Câmara Medeiros Parente, vir para Chapecó no final do mês de outubro, para conhecer o trabalho que vem sendo realizado. Além do ranking Estadual, na lista nacional Chapecó ficou entre as dez cidades do Brasil com os melhores ISF, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes

Confira a lista:

  1. Coronel Fabriciano-MG: 9,94
  2. Sobral-CE: 9,21
  3. Presidente Prudente-SP: 9,07
  4. Passos-MG: 9,06
  5. Muriaé-MG: 8,92
  6. Castanhal-PA: 8,79
  7. Montes Claros-MG: 8,77
  8. Lagarto-SE: 8,69
  9. Bragança Paulista-SP: 8,48
  10. Chapecó-SC: 8,48

Foto: Prefeitura de Chapecó/Reprodução