16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Chuva causa estragos em municípios do Oeste durante a madrugada; veja imagens

Alagamentos e deslizamentos foram registrados em diversas cidades; ninguém ficou ferido

A chuva que atingiu Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (2) causou estragos em municípios do Oeste do estado.

Os rios que cortam as cidades de Jardinópolis, Quilombo e São Domingos sofreram rápida elevação do nível da água e alguma famílias ficaram ilhadas. As equipes do Corpo de Bombeiro, mas segundo o CMBSC, o nível da água já está baixando. Não há ocorrência em andamento nem registro de vítimas, apenas danos materiais. As equipes seguem monitorando a situação.

 

Em Chapecó, um deslizamento cobriu completamente a SC-480, interrompendo a passagem de veículos na Serra do Goio-Ên, trecho em direção à divisa com o Rio Grande do Sul. Máquinas da Prefeitura estão operando na remoção de grandes volumes de terra.

Em São Miguel do Oeste, outro deslizamento causou a queda do muro de uma casa sobre um prédio comercial, causando rachaduras e infiltração de água. Os moradores da residência foram orientados a deixar o local, assim como a retirada de veículos do estabelecimento comercial. As equipes do CBMSC e da Defesa Civil de SMO atenderam a ocorrência e registraram que 90% da construção havia cedido e a terra já anaçava em direção à casa. Foi realizada a cobertura do solo com lona nas para evitar novos deslizamentos da terra restante e o local foi isolado.

 

Alerta para temporais

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na quarta-feira (1º) um alerta de atenção meteorológica para temporais com chuva intensa entre esta quinta e sexta-feira (3). Há risco alto de ocorrências de destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul até o fim da tarde de amanhã. Nas demais regiões do estado, o risco é moderado.

Os temporais são causados por uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A partir desta sexta, as zonas de alto risco de ocorrências se espalham para regiões do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. São esperados acumulados de 80 a 110 mm nas áreas de alto risco e de 50 a 90 mm nas áreas de risco moderado, com pontuais podendo ficar acima dos valores previstos em todas as regiões.