Foto: Allan Carvalho/PMF
Tempo fica firme em grande parte de SC, antes de nova frente fria na próxima semana
Santa Catarina registrou até essa quinta-feira (10) acumulados médios de chuva entre 50 e 80mm no estado, com pontuais acima de 100 mm, segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil. Os maiores acumulados aconteceram especialmente no Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Alguns municípios enfrentam ocorrências de alagamentos, como Barra Velha e Penha. Além disso, a ponte na SC-290, entre São João do Sul e Praia Grande, foi interditada devido à elevação do nível do Rio Canoas. No Alto Vale, os volumes ficaram abaixo das previsões, variando entre 30 e 60 mm. De acordo com o meteorologista Caio Guerra, a chuva persiste nesta sexta (11).
Apesar dos piores cenários levantados pela Defesa Civil não se concretizarem, segue em vigência a atenção para temporais e chuva persistente. “O risco de alagamentos e enxurradas permanece moderado nas regiões do Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Devido à persistência das chuvas, há possibilidade de extravasamentos em rios menores, como córregos e ribeirões. O solo encharcado em áreas de declive aumenta o risco de deslizamentos, principalmente em locais vulneráveis”, afirma o hidrólogo Dieyson Pelinson, da central de monitoramento.
Já segundo o geólogo da Defesa Civil, Matheus Klein Flach, o risco de deslizamento segue de moderado a alto também nessa área, em decorrência das chuvas constantes que acabam por encharcar o solo que com o aumento da umidade somado às altas declividade das encostas, acarreta movimentações de massa.
Confira a previsão para os próximos dias
Sexta-feira
Nesta sexta, as instabilidades intensificam a chuva no estado, começando pelas áreas do Grande Oeste, com o sistema se deslocando em direção às demais regiões e fornecendo condições para temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Os ventos de norte/nordeste seguem persistentes, com intensidade moderada em várias regiões, com rajadas entre 60 e 75 km/h, com valores pontualmente maiores.
As temperaturas marcam entre 13 e 25°C na maior parte do estado. O mar segue agitado em toda a costa, com ondas entre 2,5 m e 3,0m e picos de até 3,5m em alto mar, mantendo o risco moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima.
Sábado
A chuva começa a dar uma trégua a Santa Catarina neste sábado (12), que inicia com variação de nuvens e chuva fraca entre o Grande Oeste e os planaltos. Ao longo do dia, o Ciclone Extratropical que causa as instabilidades se afasta para alto mar. A nebulosidade e a chuva diminui na metade Oeste, ficando restritas a trechos do leste de SC, especialmente entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte. O risco segue moderado a alto para deslizamentos devido ao encharcamento do solo.
As temperaturas mínimas ocorrerão no final do dia, com marcas entre 7°C e 17°C pelo estado. As temperaturas máximas vão oscilar entre 20°C e 28°C com os maiores valores entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte. Os ventos estarão predominantes de sudoeste/sul, com rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas costeiras e na Grande Florianópolis Serrana, com risco baixo associado. O mar segue agitado com ondas de sul/sudeste com alturas entre 2,0 e 2,5m, oferecendo risco baixo a moderado.
Domingo
No domingo (13), a influência de uma área de alta pressão sobre o Oceano Atlântico Sul favorece predomínio de tempo estável com sol e variação de nuvens na maioria das regiões, além de temperaturas mais baixas no início do dia. Durante a madrugada e ao final do dia, há condições para formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e Litoral. Os ventos estarão predominantes de sul no litoral e de leste/nordeste nas demais áreas, com rajadas entre 40 e 50 km/h. Não há risco para ocorrências meteorológicas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 7°C e 12°C entre o Meio-Oeste, planaltos e Grande Florianópolis Serrana, e de 11°C a 16°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 31°C no Oeste e Extremo Oeste, 19°C a 27°C no Meio-Oeste e de 19°C a 25°C nas demais regiões, com valores menores nas áreas serrana. A agitação marítima diminui com ondas de direção leste/sudeste entre 1,0 e 1,5m com picos de até 2m em alto mar.
Próxima semana
Na segunda-feira (14), o tempo fica firme em grande parte do estado, com exceção das áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde a circulação marítima volta a favorecer chuvas fracas intercaladas com períodos de melhora.
Na terça-feira (15), a aproximação de uma nova frente fria volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com risco baixo para ocorrências associadas.