16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva deve parar mas alertas de deslizamentos continuam; confira

O risco é alto para alagamentos e enxurradas

A chuva deve dar uma enfraquecida ao decorrer do fim de semana, porém, a Defesa Civil de Santa Catarina permanece com o alerta para deslizamentos.

Na terça-feira (10) as primeiras ocorrências graves, relacionadas a chuva, foram registradas. Subiu para 139 o número de municípios com registro de ocorrências relacionadas às fortes chuvas. E cerca de 11 cidades decretaram situação de emergência.

Confira a previsão do tempo:

Na quinta-feira (12), temporais seguem ocorrendo entre a madrugada e a manhã, com risco alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. A passagem de uma frente fria provoca chuvas em todo o estado durante o dia, que ocorre de forma persistente ao longo do dia e por vezes intensa – especialmente durante a manhã – com altos acumulados em um curto espaço de tempo.

Os maiores volumes são esperados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco é alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais.

Sexta-feira (13)

Na sexta-feira (13), ainda há condições para chuva fraca entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e norte do estado devido ao fluxo de umidade do oceano em direção à costa provocado por uma área de alta pressão. Já no Grande Oeste, o mesmo sistema mantém o tempo nublado.

Apesar de as chuvas cessarem, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais. As temperaturas no amanhecer ficam relativamente baixas em comparação aos dias anteriores, com mínimas abaixo de 5°C na serra e entre 9°C e 12°C no Grande Oeste e Planalto Norte.

Sábado (14)

No sábado (14), o tempo firme com variação de nuvens predomina em Santa Catarina, mas há possibilidade de chuviscos no norte catarinense.  Devido aos altos acumulados registrados nos dias anteriores, o risco continua alto a muito alto para ocorrências como deslizamentos e inundações graduais.

Os ventos sopram de quadrante leste, com intensidade fraca. As temperaturas mínimas ficam abaixo dos 5°C na serra, variam entre 9°C e 12°C no Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul e variam entre 14°C e 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, as máximas variam entre 22°C e 25°C no oeste e entre 17°C e 20°C no litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (15), uma área de baixa pressão favorece o retorno das chuvas pelo estado, mas com intensidade fraca. Na segunda-feira (16), o fluxo de calor e umidade da região norte volta a ficar direcionado para SC, provocando temporais e chuvas intensas principalmente do Extremo Oeste aos planaltos.

Monitoramento Bombeiros Militares

O CBMSC atua no atendimento, garantindo a segurança dos cidadãos em Santa Catarina, além das ações de Ajuda Humanitária que não param. Ocorrências registrada pelo Corpo de Bombeiros Militar relacionadas com as chuvas registradas entre quarta, 11 e quinta-feira, 12:

  • 165 atendimentos;
  • 72 viaturas;
  • 42 municípios;
  • 202 bombeiros empenhados

No Alto Vale do Itajaí foram 110 ocorrências registradas.

Acumulado de ocorrências e recursos desde o dia 3 de outubro:

  • 1.166 atendimentos;
  • 283 viaturas;
  • 130 municípios;
  • 1.043 bombeiros empenhados.

Este é o maior emprego de equipes especializadas – Forças-Tarefa (FTs)- ao mesmo tempo, já realizado pelo CBMSC

Estrutura no Alto Vale

Posto de Comando; Batalhão de Ajuda Humanitária; 2 helicópteros; FTs: 01; 02; 03; 04; 05; 06; 08; 10; 11; 12; 13; 14; 15. Caminhões da FT 03, 05 e 15.

Estrutura no Planalto Norte:
FT 09, FT 01

Foto: Reprodução