16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva em Lages: cidade registra alagamentos e alta de nível de rio; veja

Os temporais vêm acompanhados por vendavais e eventual queda de granizo, principalmente entre a tarde e a noite

A forte chuva que atinge Lages, na Serra catarinense, na manhã desta segunda-feira (30) já provoca alagamentos em ruas da cidade. O nível do rio Carahá, o principal da cidade, subiu de 1,45 metro para 2,47 metros em cerca de apenas uma hora.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil municipal, choveu um acumulado de 12,8 milímetros neste período, das 11h às 12h.

A Defesa Civil Municipal informou que segue monitorando a situação e que, caso haja novas chuvas, pode haver novos alagamentos. Ocorrências podem ser comunicadas pelos telefones 199 ou (049) 3019-7477.

Confira as imagens:

Abastecimento de água

Ao longo dos últimos dias de chuva intensa em Santa Catarina, equipes da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) atuaram em consertos e monitoramentos para garantir o abastecimento nos municípios atingidos.

Nesta segunda-feira (30), a distribuição de água está comprometida devido às chuvas em Quilombo, na região Oeste, com problemas na captação com o alto nível do Rio. Equipes da Companhia acompanham ao longo do dia o nível da água para fazer o restabelecimento do sistema.

Como fica a chuva nesta semana?

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta segunda-feira um alerta de observação para risco moderado nas de ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais na região que se estende do Meio-Oeste até o litoral. Do Meio-Oeste ao Extremo Oeste, o risco de ocorrências é baixo.

São esperados novos temporais isolados e chuva pontualmente intensa em todo o estado esta semana, principalmente nos períodos entre hoje e a madrugada desta terça (31). Os temporais vêm acompanhados por vendavais e eventual queda de granizo, principalmente entre a tarde e a noite.

Os acumulados médios de chuva devem variar entre 50 a 75 mm no Grande Oeste, região da Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí e entre 20 e 40 mm no restante do estado, mas não se descartam acumulados mais elevados em alguns pontos destas áreas.

Imagens: Reprodução