Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Defesa Civil emite Atenção Meteorológica para a metade norte do estado
Com a chegada de uma frente fria a Santa Catarina, a sexta-feira (13) começou com tempo encoberto em todo o estado. Segundo o monitoramento da Defesa Civil, o avanço desse sistema e a formação de uma área de baixa pressão atmosférica deixarão o tempo instável ao longo do final de semana, com temporais e chuva persistente e volumosa.
Entre hoje e manhã do sábado (14), as chuvas e os temporais mais intensos se concentram entre o Grande Oeste e o Sul do estado, podendo vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Já ao longo de amanhã, e principalmente no domingo (15), o no centro-norte do estado pode registrar acumulados significativos de chuva.
A estimativa da Defesa Civil é que os acumulados variam entre 50 e 80mm, mas com pontuais que podem superar os 100mm entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense. O risco é alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, Meio-Oeste e áreas da Grande Florianópolis e Serra catarinense. Nas demais áreas, o risco é moderado.
Veja a previsão por região
Sexta-feira
Na sexta-feira (13), a frente fria avança lentamente pelo mar na altura de Santa Catarina, associada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, o que mantém o tempo instável em todo estado. Há condições para pancadas de chuva e temporais em todas as regiões, sendo mais restritos às áreas próximas ao Rio Grande do Sul na manhã e se estendendo para as demais no restante do dia. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências.
As temperaturas ainda ficam mais altas no Norte e Oeste do estado, com máximas que se aproximam dos 30°C à tarde. Nas demais regiões, máximas entre 20°C e 26°C. O vento varia de nordeste a noroeste e ganha força a partir da tarde no Grande Oeste e áreas altas do estado com rajadas próximas a 60km/h.
Sábado
No sábado (14), o sistema mantém o tempo instável em toda a SC, com condições para chuva e temporais que tendem a ficar mais concentrados entre entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e o Norte do estado, mantendo o risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
O fim de semana começa com mínimas que variam entre 10°C e 15°C, e as máximas à tarde não passam dos 25°C, com exceção do extremo norte, onde ainda podem se aproximar dos 28°C. O vento vira para sul no decorrer do dia, com rajadas em torno de 60km/h nas áreas costeiras, sobretudo de Florianópolis para cima.
Domingo
No domingo (15), a instabilidade persiste em todo o estado e há condições para chuva e temporais isolados a qualquer momento do dia para todas as regiões, com risco moderado para ocorrências. A partir da tarde, a influência de um novo sistema de baixa pressão associado a uma frente fria intensifica a chuva e os temporais, principalmente do centro ao leste do estado, onde o risco para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas passa a ser alto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O tempo nublado, a chuva e o vento de sul mantêm as temperaturas baixas à tarde e as máximas ficam abaixo dos 20°C em todas as regiões. O vento predomina de sul/sudeste, mais intenso no mar entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, o que deixa o mar agitado com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5m.
Próxima semana
Na segunda-feira (16), o sistema de baixa pressão se afasta para o mar, entre o Litoral catarinense e o Sudeste do país, onde ganha força, originando um ciclone extratropical. O giro desse sistema no mar favorece o deslocamento de umidade para a costa, o que mantém a condição para chuva ocasional em todo o Litoral. Na terça-feira (17), o tempo volta a ficar estável em toda SC, com a influência de uma massa de ar seco e frio.