Outubro foi o maior desastre que o SC já registrou relacionado as chuvas, o que deixa a situação mais alarmante
Na manhã desta sexta-feira (17), Santa Catarina já registrou 19 municípios que decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, as regiões Oeste, Alto Vale e Sul, tem previsão de chuva de 150 a 250 milímetros até sábado (18). Diversas cidades estão com alertas de alagamentos e alguns óbitos foram confirmados.
Depois de causar muitos estragos na região do Alto Vale do Itajaí no mês de outubro, na última quinta-feira (16) o fenômeno climático castiga novamente a região. Foram fechadas as comportas de Taió e Ituporanga.
No final da tarde já iniciou a mobilização das equipes especializadas do CBMSC, as Forças-Tarefa (FT), que se deslocaram para atender a população na região, que já está em situação de alagamentos. As equipes estão a caminho das cidades de Rio do Oeste, Taió e Rio do Sul, principalmente, mas podem ser deslocadas para outros municípios caso seja necessário.
As cidades de Concórdia está debaixo da água, após o rio transbordar. Herval d’Oeste, Videira, Joaçaba, Guaraciaba, Itá e Descanso, também registraram ocorrências de quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos. Outros 40 municípios também registraram situações parecidas.
Seguem para o 15º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Rio do Sul e que atende toda a região as FTs: dois de Curitibanos; três de Blumenau; cinco de Lages; sete de Itajaí; 13 de Balneário Camboriú, além da FT 15, local, que já está operando desde o início da tarde.
Ocorrências
Muitas ocorrências já foram registradas na região do 15º Batalhão, principalmente de pessoas ilhadas, inclusive crianças em escolas e creches. Na região Oeste também tivemos muitos atendimentos, principalmente no 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São Miguel do Oeste e 11º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Joaçaba.
Até o momento em todo o estado foram 167 atendimentos, 65 viaturas empenhadas, 49 municípios com registros de ocorrências ao CBMSC e 158 bombeiros empregados nas ocorrências.
Uma pessoa foi até o quartel e relatou que um carro estava em uma área alagada, e foi completamente sugado pela água. Ainda segundo a esse morador da região, as vítimas do carro ainda estavam agarradas em galhos. As guarnições dos bombeiros foram até o local com apoio de uma equipe da Defesas Civil municipal, já com uma embarcação engatada numa viatura. Ao chegar na cena, rapidamente, conseguiram fazer o resgate de duas vítimas, idosas, que estavam na árvore. As outras duas morreram dentro do veículo, que já estava submerso.
Veja imagens das ocorrências
Fotos: CBMSC/Reprodução