17 de janeiro de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Chuvas extremas em SC: Governador pede que população fique vigilante

Foto: PMSC

Acumulados de precipitação se aproximam do esperado para o mês de janeiro, afirma Defesa Civil

A chuva que atinge o litoral catarinense desde a manhã desta quinta-feira (16) já atinge acumulados que se aproximam do esperado para todo o mês de janeiro. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), cidades como Tijucas registraram 280mm, Camboriú 176mm, e Florianópolis 153mm.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), até as 15h, foram foram registradas 123 ocorrências, com o atendimento a 244 pessoas, na faixa entre Itajaí e Florianópolis. Os atendimentos englobam, principalmente, o resgate de vítimas ilhadas, incluindo animais; a desobstrução de vias, e pequenos deslizamentos.

 

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi às redes sociais para tranquilizar a população, mas alerta que as chuvas devem continuar à noite. “Já em contato com os prefeitos para colocar a Defesa Civil a serviço deles, para ajudar e socorrer pessoas e fazer com que os estragos sejam o menor possível”, afirmou.

Na capital Florianópolis, os números dos acumulados de chuva registrados pela Defesa Civil municipal são alarmantes: somente em 12 horas, o bairro Santo Antônio de Lisboa registrou 248 mm de precipitação. Segundo o boletim mais recente, não foram registradas vítimas, mas há pelo menos 30 pontos de alagamento e 10 de deslizamentos em diferentes pontos da cidade.

O prefeito Topázio Neto pediu que a população evite deslocamentos e fique em casa. “Nós precisamos da via liberada para poder levar maquinário, viaturas de socorro para o norte da ilha e para outras regiões”, solicitou.

Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Chuva pode persistir durante a noite

Segundo a Defesa Civil, os grandes volumes de chuva em curto período de tempo já ultrapassam 70% do esperado para todo o mês de janeiro. O cenário é resultado da combinação da circulação marítima com as características geográficas da região. A pasta emitiu uma série de Alertas Geológicos para risco de movimento de solo em cidades ao longo da costa do Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis

A SDC também ressaltou a importância do acompanhamento dos alertas meteorológicos em tempo real, disponibilizados por meio de SMS e redes sociais oficiais, para garantir a segurança da população. Com a continuidade da circulação marítima, a previsão é de que as chuvas persistam, e os moradores das áreas mais afetadas devem estar atentos a novas orientações das autoridades.

           

             

VÍDEO: Carro em rio, estacionamentos submersos: chuva causa situação crítica em Florianópolis

Polícia Militar e Prefeitura atualizam situação do trânsito na Capital

Imagens que circulam pelas redes sociais registram a situação crítica de Florianópolis nesta quinta-feira (16), em decorrência da chuva intensa e persistente que atinge o litoral de Santa Catarina desde a manhã. De acordo com a Prefeitura Municipal, até o momento, foram registradas 41 ocorrências, com diversos pontos de alagamento, como na região Centro norte, a partir da Rua João Paulo, nos bairros Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, e no Rio Vermelho.

Continue lendo