21 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

CIC recebe programação do III Festival de Cinema Negro de Santa Catarina

A edição de 2023 presta homenagem à atriz Lea Garcia, falecida no dia 15 de agosto, em Gramado

O Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a programação do III Festival de Cinema Negro de Santa Catarina. Curtas e longas-metragens de três continentes serão exibidos nos dias 21, 22, 26 e 27 de agosto, com entrada gratuita, por ordem de chegada e sujeito à lotação da sala. Verifique sempre a classificação indicativa.

O Festival de Cinema Negro de Santa Catarina teve sua primeira edição em 2019 como um esforço conjunto para ocupar as telas de cinema com filmes feitos por e com artistas negros. Além dos filmes, haverá também mesas temáticas de discussão com a participação do público. Confira abaixo a programação completa. 

Com curadoria do professor e crítico de arte Allende Renck, a programação conta com um dos filmes de maior sucesso de crítica do cinema brasileiro, “Marte Um”, direção de estreia em longa-metragem de Gabriel Martins (Contagem, Minas Gerais), e indicado brasileiro ao Oscar em 2022.

Direto da África, uma das obras de maior sucesso de Angola, “Ar Condicionado” é inédito em Santa Catarina. Dirigido por Fradique, o longa do país lusófono já recebeu mais de 50 prêmios internacionais.

Completando a programação, “Sorry to Bother You” (“Desculpe por Incomodar”), dos Estados Unidos, é uma das obras recentes com maior sucesso de crítica do afrossurrealismo, corrente estética da ficção negra caracterizada pelo hibridismo e existencialismo.

Para finalizar, curtas-metragens de todo o país vão concorrer a diversas premiações na Mostra Nacional Competitiva de Curtas-Metragens, entre eles o Grande Prêmio Cruz e Sousa de Cinema. Dessa forma, os filmes selecionados tem como linha curatorial uma demonstração – à moda Fanon – da humanidade singular de cada sujeito em sua experiência.

Programação

DIA 21/08 – Segunda-feira

19h – Marte Um

(Brasil, 2022 ‧ Drama/Ficção ‧ 01h 55m)
Direção e Roteiro: Gabriel Martins
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin
Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.

Dia 22/08 – Terça-feira

19h – Ar Condicionado

(Angola, 2020)
Classificação indicativa: 16 anos.
Direção: Fradique
Sinopse: Quando os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, têm a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais elétricos do Kota Mino, que está montando em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias. “Ar Condicionado” é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.

Dia 26/08 – Sábado

19h – Desculpe te incomodar

(Estados Unidos, 2018 ‧ Afrossurrealismo, Comédia, Drama ‧ Legendado em português ‧ 112 min)
Título original:
 Sorry to Bother You
Classificação indicativa: 16 anos
Direção: Boots Riley
Com: LaKeith Stanfield, Tessa Thompson, Jermaine Fowler
Sinopse: O atendente de telemarketing Cassius Green descobre uma chave mágica para o sucesso profissional, que o impulsiona a um universo surreal.

Dia 27/08 – Domingo

18h – Mesa de Conversa sobre Literatura Negra em Santa Catarina, com Fabio Garcia (Editora Cruz e Sousa) e convidados.
19h – Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, incluindo filmes de Santa Catarina (Classificação indicativa: 16 anos).
21h – Prêmio Cruz e Sousa de Melhor Filme, apresentação de Joana Felício dos Santos.

O Festival Cinema Negro de Santa Catarina é uma ação do Coletivo Pele, produzido pelo Complexo Arte-Política, com apoio da Editora Cruz e Sousa, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Cinemática HUB. O evento faz parte do movimento Conecta Floripa 2023.

Foto: FCC / Divulgação