Entre esta terça-feira (9) e a noite de quarta-feira (10), a formação de um ciclone extratropical provoca um forte volume de chuvas dos Planaltos até o Litoral Catarinense. O risco para ocorrências para alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações são grandes nessas regiões, deixando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em alerta em todo o Estado.
Apesar de não haver nenhum acionamento operacional que esteja fora da rotina das equipes de plantão, o Subcomando Geral da corporação, que é responsável pela parte operacional e que está acompanhando a situação, iniciou preventivamente o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa (FTs) do CBMSC.
As equipes de FTs dos batalhões do litoral já passaram do estado de alerta, em que possuem o conhecimento da situação para o estado de sobreaviso. Ou seja, todos os integrantes das FTs estão sabendo que podem ser acionados para o estado de prontidão a qualquer momento, dependendo da evolução da situação.
Encontram-se em estado de sobreaviso as equipes do litoral: FT 01 (Batalhão de Florianópolis); FT 03 (Batalhão de Blumenau); FT 04 (Batalhão de Criciúma); FT 07 (Batalhão de Itajaí); FT 08 (Batalhão de Tubarão); FT 10 (Batalhão de São José); e FT 13 (Batalhão Balneário Camboriú).
Defesa Civil alerta para a chegada do ciclone extratropical
Os ventos sopram com velocidade média de 15 e 35 km/h e rajadas de 40 e 70 km/h na região Oeste, e 70 a 100 km/h entre os Planaltos, no Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul. No Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis os ventos podem ultrapassar os 100km/h.
Em função das fortes chuvas, destaca-se as possibilidades dos principais rios do Estado atingirem altos níveis atenção para inundações. No Litoral Norte são esperados os maiores acúmulos de chuva, entre 100 a 250 mm, em um curto espaço de tempo.