Estimativa é de que mais de 135 mil pessoas foram afetadas em 85 cidades gaúchas
Os governos gaúcho e catarinense criaram campanhas para arrecadação de doações aos moradores atingidos pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Até o momento, são 46 mortes confirmadas e outras 46 pessoas desaparecidas, além de milhares de desabrigados e desalojados. Confira abaixo como participar da campanha de cada estado.
Rio Grande do Sul
Para doar dinheiro diretamente ao Estado do Rio Grande do Sul, há uma chave PIX criada pelo governo no banco Banrisul. A chave é o CNPJ: 92.958.800/0001-38. As doações podem ser feitas em qualquer valor.
O anúncio do PIX foi feito pelo governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), no último sábado (9), nas redes sociais. “O estado vai se encarregar da parte da reconstrução, mas essas pessoas vão precisar de apoio para se reerguer e restabelecerem suas condições de vida. E essa doação pode ajudar muito”, afirmou Leite.
O governo do RS garantiu que as doações serão aplicadas de forma transparente, com acompanhamento, com auditoria e fiscalização do Poder Público. De acordo com Leite, os valores transferidos para a conta bancária serão geridos pelo estado em parceria com entidades já reconhecidas pelo trabalho de assistência social e ajuda humanitária.
“As entidades que são conhecidas, com credibilidade, vão fazer a gestão desses recursos para fazer chegar àqueles comércios que foram afetados, ajudar os pequenos comerciantes a se reerguerem, para ajudar quem perdeu tudo na sua casa a reconstruir a casa, a comprar mobiliários, a restabelecer essas condições dignas de moradia”, explicou.
Santa Catarina
Já no estado catarinense, são aceitas outras formas de doação além do dinheiro. Segundo o governo estadual, os itens mais necessários neste momento são roupas de cama e produtos de higiene pessoal e limpeza. As doações podem ser deixadas nos postos ou quartéis da Polícia Militar em todos os municípios do estado até a próxima sexta-feira, 15 de setembro. Depois, as doações serão encaminhadas para as Associações dos Municípios em todas as regiões onde será feito o recolhimento no dia 18.
“Já passamos por momentos muitos difíceis e contamos com a ajuda de outros estados e nada mais justo do que prestamos solidariedade ao nosso vizinho Rio Grande do Sul nesse momento tão difícil”, ressaltou o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Região afetada
Os municípios mais atingidos foram Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado e Santa Tereza, mas mais de 135 mil pessoas foram diretamente afetadas pelos efeitos do evento climático em 85 cidades. Mais de 3 mil pessoas foram resgatadas pelas forças de segurança desde o início da semana.
Fotos: Marinha do Brasil – Secom RS / Divulgação