25 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Cidades Excelentes premia municípios com as melhores práticas de gestão pública

Premiação realizada pelo Grupo Bandeirantes e GBV levou em conta dados de governança do Instituto Aquila

Os municípios de Santa Catarina com as melhores práticas de gestão pública foram reconhecidos na noite dessa segunda-feira (13) com o Prêmio Band Cidades Excelentes, uma realização do Instituto Aquila, Grupo Bandeirantes e Grupo Barriga Verde. Prefeitos e representantes municípios de todo o estado participaram da cerimônia em Florianópolis. Confira abaixo os municípios vencedores de cada categoria.

O município de Jaraguá do Sul foi o grande destaque da premiação ao vencer o Prêmio Principal IGMA Geral entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O prefeito José Jair Franzner foi representado pelo Chefe de Gabinete João Berti, que destacou como o município possui um dos índices de governança mais altos do país. “É uma cidade bem gerida, que tem uma população engajada em atividades sociais e solidárias do dia a dia. É difícil encontrar um jaraguaense que não participe de forma voluntária de alguma atividade ou entidade social, o que é reflexo de sua administração, o que reflete na estrutura, na mobilidade, na saúde e na educação do município, que é a terceira melhor do país”, afirmou.

 

Os outros dois municípios finalistas do Prêmio Principal da categoria foram Brusque e Criciúma. Jaraguá do Sul foi também o vencedor nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Educação e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes, o vencedor do Prêmio Principal foi Timbó, representado pelo prefeito Jorge Krüger, a gestão mais reconhecida da noite. Foram outros três prêmios, além do IGMA Geral, nos pilares Educação, Saúde e Bem Estar e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. “Esse reconhecimento é trabalho de toda uma equipe que acredita, empreende e trabalha para que a nossa pérola do Vale seja sempre reconhecida através de boas práticas, bons índices, seja na iniciativa privada ou na governança pública. Estamos muito satisfeito com o trabalho que viemos desempenhando e queremos representar o estado de Santa Catarina em Brasília e trazer mais esse título de reconhecimento nacional para Timbó”, comentou o prefeito.

O município de Luzerna foi o vencedor do Prêmio Principal na categoria de menos de 30 mil habitantes, e esteve representado pelo prefeito Juliano Schneider.

 

Critérios da premiação

A premiação levou em conta os seis pilares observados pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA): Eficiência Fiscal, Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade, Desenvolvimento e Sustentabilidade, além de uma categoria geral final que premiou os melhores municípios. As cidades que se inscreveram na premiação foram divididas entre as categorias de população abaixo de 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes, e municípios acima de 100 mil habitantes.

A Consultora Sócia do Instituto Aquila, Rita de Andrade, explicou que o O IGMA coleta dados públicos e oficiais de diversas fontes, como o DATASUS, o MEC, portais de transparência. “Nossa inteligência artificial capta isso, constrói indicadores e nos permite avaliar o desempenho dos municípios de forma mais assertiva. Colocando tudo em um único portal, a gente consegue criar rankings, comparações e avaliações. Quando você observa um melhor desempenho de um município em algum dos pilares, a gente consegue ir atrás e descobrir o que esse município faz de diferente”, explicou.

 

Exemplos de gestão pública

Na premiação, o Governo de Santa Catarina foi representado pelo Secretário de Estado de Comunicação, João Evaristo Debiasi. “Santa Catarina ocupa o segundo lugar no ranking de competitividade entre os estados. Isso é reflexo de cases de boa gestão dos nossos municípios que projetam o nosso estado em nível nacional. Apesar das dificuldades que todo o país enfrenta, a gente consegue se destacar graças aos gestores públicos que homenageamos esta noite”, afirmou Debiasi.

Para o presidente do Grupo Barriga Verde, Saul Brandalise Júnior, os reconhecimentos cabem para todo o estado. “Os dados do Instituto Aquila são os responsáveis pela avaliação, então esse prêmio não é baseado no que a nossa emoção determina, esse prêmio é critério, é gestão, é competência. Santa Catarina não está nessa posição por acaso, é resultado da competência do povo barriga-verde” finalizou.

O Prêmio Cidades Excelentes é realizado em diversos estados, e os municípios vencedores de cada um dos pilares na etapa estadual terão a oportunidade de representar seus estados na etapa nacional, que será realizada em Brasília, no dia 11 de dezembro de 2023.

 

Confira a lista completa de vencedores de Santa Catarina do Prêmio Cidades Excelentes 2023

Prêmio Principal – IGMA Geral

  • < 30 mil hab. – Luzerna;
  • 30 mil a 100 mil hab. – Timbó;
  • > 100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

  • < 30 mil hab. – Rio dos Cedros;
  • 30 mil a 100 mil hab. – Concórdia;
  • > 100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

Pilar Educação

  • < 30 mil hab. – Guaraciaba;
  • 30 mil a 100 mil hab. – Timbó;
  • > 100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

Pilar Saúde e Bem Estar

  • < 30 mil hab. – Peritiba;
  • 30 mil a 100 mil hab. – Timbó;
  • > 100 mil hab. – Criciúma.

Pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana

  • < 30 mil hab. – Orleans;
  • 30 mil a 100 mil hab. – Timbó;
  • > 100 mil hab. – Balneário Camboriú.

Pilar Sustentabilidade

  • < 30 mil hab. – São Pedro de Alcântara;
  • 30 mil a 100 mil hab. – São João Batista;
  • > 100 mil hab. – Brusque.

Pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

  • < 30 mil hab. – Treviso;
  • 30 mil a 100 mil hab. – Pomerode;
  • > 100 mil hab. – Jaraguá do Sul.

 

Fotos: GBV