21 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Cinco cidades de SC figuram em ranking internacional de turismo responsável; saiba quais

Oito municípios brasileiros foram certificados pelo “Top 100 Good Practice Stories”, que celebra iniciativas efetivas e inovadoras

O estado de Santa Catarina destacou-se no ranking de cidades com certificado internacional de turismo responsável “Top 100 Good Practice Stories”, da Green Destinations. A lista foi revelada em uma conferência anual, realizada no começo de outubro na Estônia, que celebra destinos turísticos do mundo inteiro que possuem histórias de iniciativas efetivas e inovadoras para o turismo sustentável.

Ao todo, oito municípios brasileiros entraram para a lista, sendo cinco deles de Santa Catarina e três do Rio Grande do Norte. Bombinhas, líder entre os municípios de SC, ficou na 16ª colocação e em segundo lugar entre os municípios brasileiros, foi premiado pela história do Programa Escola do Mar, iniciativa criada em 2017 pela Secretaria Municipal de Educação. O programa atende estudantes em contra turno da rede municipal de ensino, com o objetivo de repassar conhecimentos de letramento oceânico, patrimônios culturais, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas de movimento pesqueiro.

Este é o terceiro ano consecutivo que Bombinhas figura no “Top 100 Good Practice Stories”. Para o prefeito, Paulo Henrique Dalago Müller, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. “A Escola do Mar é referência no repasse de conhecimentos e tradições bombinenses, e essa conquista demonstra um trabalho que é realizado por muitas mãos para construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações”.

 

Apodi-RN é o maior destaque nacional, e ficou em 8ª colocação no ranking da Green Destinations. Outros municípios certificados foram Bom Jardim da Serra (26ª), Itá (38ª), Navegantes (66ª), São Miguel do Gostoso-RN (90ª), Tibau do Sul-RN (92ª) e Urubici (96ª).

Para a elaboração do ranking, foram avaliados critérios como qualidade, transferibilidade das ações, nível de inovação nas histórias e presença de todos os pilares de sustentabilidade considerados na seleção. Anualmente, a Green Destinations publica a lista, que neste ano inclui também cidades com turismo responsável de países como Japão, Peru, Índia, Estados Unidos e Portugal.

Foto: SETUR Bombinhas