Governador Jorginho Mello durante o ato de sanção do Programa CNH Emprego na Pista / Foto: Roberto Zacarias/Secom
Eis um programa que trará benefícios diretos ao setor de transporte terrestre. Um segmento que tem sofrido ao longo dos anos por falta de profissionais habilitados, e as empresas sofrem com a falta de motoristas. De um lado, a sabida dificuldade para alcançar a CNH, devido ao alto custo, em média R$ 2 mil reais, e, mais difícil ainda passar por uma auto escola. Por isso, a iniciativa do Governo de Santa Catarina deverá transformar a realidade negativa, a partir da sanção, nesta terça-feira (2), da Lei que institui o Programa CNH Emprego na Pista. Vale ressaltar que o programa conta ainda com ainda com a parceria do DETRAN/SC e o SEST SENAT. Torna-se assim, um ato de promoção e inclusão social e que vai oferecer oportunidades de emprego no setor de transporte terrestre por meio da obtenção ou mudança de categoria da CNH. Serão ofertadas cerca de 30 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (NHs), de forma gratuita, nas categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus), e E (carreta). A programa também prevê o anúncio da oferta gratuita do curso “Escola de Motoristas”, do SEST SENAT. Méritos!
Sociedade de Criciúma aproveitando bem a Sessão Itinerante da Alesc
A comunidade criciumense soube aproveitar a presença dos parlamentares, nesta última terça-feira (2), durante a sessão plenária regionalizada, no âmbito do programa Alesc Itinerante. Foram 15 as entidades e instituições, indicadas por integrantes da Bancada do Sul no Parlamento estadual, bem representadas, que tiveram oportunidade de apresentar demandas cruciais para o município e região. Criciúma é uma das principais cidades do Sul do Estado, e conta com elevada qualidade de vida, além de bons indicadores da economia local. As demandas, oriundas dos mais diversos setores foram ouvidas pelos parlamentares. Entre os pedidos, melhorias no atendimento à saúde, especialmente na agilidade aos exames que estão represados.
Preocupação com o rio Tubarão
Outro ponto apresentado, e bastante oportuno, trata da redragagem do rio Tubarão. O argumento é de que a, região é de alto risco e se faz necessária a atuação urgente do poder público, especialmente na liberação dos licenciamentos ambientais. Outras demandas, não menos importantes, como a atenção às APAES da Região Carbonífera, ao setor da moda e da indústria do carvão, também foram elencadas. Em suma, as entidades e instituições conseguiram tirar o máximo de proveito da presença dos parlamentares, com apresentação de pautas essenciais visando impulsionar o desenvolvimento da Região Sul.
Aprovação de 15 projetos
Além dos avanços de parte das comissões em questões prioritárias, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram 15 projetos de lei (PLs) durante a sessão ordinária realizada em Criciúma. Entre as propostas aprovadas, está o PL 475/2021, do deputado Jessé Lopes (PL), que institui a cobrança de multa administrativa pelo porte e uso de entorpecentes em ambientes públicos em Santa Catarina. Importante matéria, pois, a partir da deliberação do porte de maconha em até 40 gramas, o pessoal confunde tudo e passa a utilizar o fumo em qualquer lugar, como se tivesse liberado geral. A multa, estipulada em um salário mínimo, será aplicada a quem for autuado por portar ou consumir drogas ilícitas em espaço aberto ou fechado nas proximidades de órgão, instituição ou construção pública, incluindo vias públicas e parques. Todas as matérias seguem para análise do governador. A Sessão continua nesta quarta-feira (3).
A próxima Sessão Itinerante da Alesc será em Lages, e está programada para os dias 29 e 30 de outubro.