Movimentação Importante
Para uma equipe que vai ficar mais de um mês sem atuar em um jogo oficial, os amistosos que o Figueirense está realizando é importante para o treinador Thiago Carvalho observar os novos contratados em ação e ajustar o time para o Campeonato Brasileiro da Série C, marcado para iniciar daqui a duas semanas. Honestamente, o placar é o que menos importa nesse tipo de trabalho. Ok, o Alvinegro venceu o Barra por 5 a 3 em jogo-treino realizado no sábado, na Arena do Barra, em Itajaí, com os gols do Figueirense anotados por Marlyson, João Lucas, Kayke (2x) e Yan, mas repito: o melhor dessas atividades é colocar o elenco em movimentação mais próxima possível de um cenário de jogo oficial.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O desafio do Jair Ventura no Avaí
O treinador Jair Ventura tem mais um desafio enorme na sua carreira. Profissional que desde pequeno vive no meio do futebol, já que o seu pai é o tricampeão Jairzinho, o novo treinador do Avaí chega com um ponto bastante positivo: a torcida aceitou muito bem a sua contratação. E de cara pega um time campeão Estadual. Ou seja, pega um grupo vencedor e que curte uma boa fase. Mas o novo treinador vai ter que trabalhar, vai ter arregaçar as mangas: o Brasileiro da Série B não é o Catarinense. Pelo contrário, é uma competição difícil, que se briga jogo a jogo. É um torneio de regularidade e desgastante.
Ajuste de setores
Na teoria, a defesa do Avaí e o meio de campo precisam evoluir, mas não como o ataque, que apesar de um lampejo, em um momento do Catarinense, não possibilitou que o time vencesse as suas equipes com mais facilidades. Mas o ataque não passa apenas no quesito finalização. O trabalho do Jair Ventura passa pela construção das jogadas, ou seja, a ligação entre os três setores do campo. Será bastante interessante acompanhar o trabalho do novo treinador do Avaí no Brasileiro da Série B que inicia no próximo fim de semana.
Início Morno
Apesar da grande expectativa, a primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A foi, digamos, morna. Ainda mais que os times cotados não venceram, como foi o caso do Flamengo , Internacional, Palmeiras, Botafogo e Corinthians que ficaram no empate, e o Atlético Mineiro que perdeu. Poucos gols, pouco brilho, erros de arbitragem e algumas partidas sonolentas. A turma que ficou devendo. Que melhorem a partir da segunda rodada, marcada já para o próximo fim de semana.
Começou cedo
Com apenas uma rodada da Série A já temos um treinador demitido. Coisas do futebol brasileiro. O Fluminense demitiu o Mano Menezes na derrota para o Fortaleza, no sábado. Inexplicável esta situação. A equipe carioca teve um bom tempo para ter pensando nisso, após o fim do Estadual. Agora, sem tempo, vai ter que achar um treinador para “trocar o pneu com o carro andando”. Os nossos dirigentes nunca aprendem. Muitas vezes parecem que eles fazem por querer. Só pode.
Inativos
Mais de 100 clubes do futebol brasileiro só vão voltar as atividades no ano que vem. São aqueles times que só disputam os Estaduais e que não tem calendários no futebol brasileiro das séries A, B, C e D. Situação dramática para os atletas e membros de comissão técnica. Na ponta da régua, essas equipes jogam 3 ficam em média 9meses sem atividades. Já está mais do que na hora da CBF criar uma série E e D para acomodar essa turma.
Olho nele
E por falar em treinador, precisamos falar sobre o ex-goleiro, e atual treinador Rogério Ceni. Em sua nona temporada como técnico, ele chegou a 10 finais e 9 títulos, sendo o último o campeonato baiano na semana passada pelo Bahia. Além dessa conquista Estadual, Ceni também conquistou o carioca e tem dois cearenses, além de um Brasileiro da Série A e outro da Série B. Sem dúvida nenhuma, é um grande treinador. Além de ter sido um grande e vencedor goleiro do São Paulo.
Memória: Reencontro da base do Figueirense
Em recente encontro no bar do Adilson Heleno, no bairro do Estreito, aqui da Capital, ex-jogadores do juvenil e juniores do Figueirense aproveitaram para colocar a conversa em dia
Muitos desses atletas seguiram a carreira de jogador profissional, outros seguiram brilhando no futebol amador da nossa região…