Foto: Imagens Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline
Madrugada na Serra foi de geada intensa e pistas congeladas
A madrugada deste domingo (30) foi gelada na Serra catarinense. O município de Urupema alcançou a menor temperatura do ano em Santa Catarina, com termômetros marcando -7,2ºC no Morro da Antena. Esta é uma das menores temperaturas já registradas na cidade, conhecida por ser uma das mais frias do Brasil. A combinação da altitude e a presença de uma massa de ar polar contribuíram para esta marca.
Urupema não foi a única sob frio intenso. Em várias regiões, os termômetros marcaram temperaturas negativas, com geadas em algumas áreas. As menores temperaturas registradas pelas estações meteorológicas oficiais, ocorreram em Urupema (-7,2°C), em São Joaquim (-6,5°C) e em Urubici (-5,3°C).
Em diversas áreas da Serra Catarinense ocorreram também congelamentos de pistas, encanamentos, plantas, e até lagos e caixas d’água.
Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil do estado, as baixas temperaturas persistirão até a manhã desta segunda-feira (1º). “Nos pontos mais altos dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas continuarão próximas de 0°C ou negativas. No restante do estado, o próximo amanhecer deve registrar temperaturas entre 1°C e 6°C”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina esta em alerta para prestar assistência à população. Em Chapecó, no Oeste catarinense, a equipe da Defesa Civil auxiliou no deslocamento de 69 pessoas para casa de abrigo no município.