21 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Comércio de SC registrou o maior aumento de trabalhadores no ramo em 2024

Foto: Fecomércio

Somado a Serviços, setores representam 64% da população ocupada no estado

O comércio foi a área que mais registrou crescimento entre a população ocupada em Santa Catarina no ano de 2024. O total de pessoas trabalhando no ramo subiu 11,6%, passando de 723 mil para 807 mil no período. Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada na última sexta-feira (14) pelo IBGE, e foram compilados pela área de Inteligência da Fecomércio SC.

Após o comércio, os setores da economia que mais apresentaram crescimento no número de pessoas ocupadas foram a construção (7,1%), os serviços (1,3%) e a indústria geral (0,4%). O único setor a registrar queda foi a agropecuária, com – 15,5%.

  

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, Hélio Dagnoni, destaca que, ao todo, o comércio representa quase 20% da população ocupada em Santa Catarina. Junto com os serviços, que empregam 1,8 milhão de pessoas, esse percentual cresce para 64%.

> Salário em Santa Catarina ficou entre os 5 maiores do Brasil em 2024

“Temos visto um aumento consistente do emprego ao longo dos últimos anos, nesse período pós-pandemia. O comércio se inclui nesse contexto, porém no ano passado nos destacamos ainda mais. Houve um grande aumento nas vendas (7,2% no varejo ampliado) e, consequentemente, na população ocupada no setor”, explica Dagnoni.

           

             

Mulher será indenizada por furto de cartão de crédito em Chapecó

Segundo relato, os ladrões gastaram mais de R$ 2 mil somente em compras por aproximação; preocupação com esse tipo de ocorrência aumenta no Carnaval

No Carnaval, os furtos são facilitados por conta dos tumultos, especialmente nos blocos de rua. Um item que as pessoas precisam ficar mais atentas é o cartão de crédito ou débito, principalmente se tiver a função de pagamento por aproximação ativada. Quando o valor é considerado baixo, a senha não é necessária, mas alguns ladrões aproveitam e fazem diversas compras baratas, mas que causam prejuízo ao dono do cartão.

Continue lendo