18 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Como se apaga um incêndio em um carro elétrico?

Foto: CBMSC

Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou workshop para mostrar soluções sobre o assunto

O recente incêndio de um carro elétrico em uma residência em São José, Santa Catarina, trouxe à tona as dificuldades de combater esse tipo de ocorrência. Além da liberação de mais de 100 substâncias tóxicas, como gás carbônico e cianeto, as baterias desses tipos de veículos podem entrar em uma reação perigosa chamada fuga térmica, que mantém o calor e o risco de reignição mesmo após as chamas serem apagadas. O efeito dominó entre os módulos da bateria e a intensidade das chamas tornam os métodos convencionais de combate insuficientes.

Para enfrentar esses desafios, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) organizou um workshop inédito em Mafra, reunindo mais de 200 bombeiros de 12 estados, além de especialistas e representantes do setor automotivo. Durante o evento, ocorreram quatro palestras e demonstrações práticas que ampliaram o conhecimento técnico sobre incêndios em baterias de lítio.

 

As demonstrações foram realizadas em uma área segura e monitorada, onde os bombeiros testaram técnicas como o uso de mantas anti-chamas, lanças de névoa de água e dispositivos de aerossol para controlar os gases tóxicos. Baterias de diferentes composições químicas e potências, incluindo packs instalados em carcaças de veículos, foram submetidas a experimentos que demonstraram a eficácia de novas ferramentas e protocolos.

No caso das baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC), por exemplo, o fogo foi controlado em cerca de 30 minutos utilizando uma combinação de mantas e refrigeração com água. O uso de drones e câmeras térmicas permitiu monitorar temperaturas e garantir a segurança dos participantes.

O workshop foi elogiado por especialistas, como o major Ronaldo Ribeiro, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que destacou a importância do evento para disseminar conhecimento e desenvolver métodos mais eficazes: “Este evento foi essencial para disseminar conhecimento e mostrar que, embora desafiador, é possível combater incêndios em baterias de lítio. Estamos nos tornando multiplicadores dessas informações”.

Confira imagens das simulações: