Foto: Thaísa Kisiel/TVBV
Com a mudança, unidade passa a receber recursos do Governo Federal
Depois de seis anos, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo de Santa Catarina em Florianópolis, foi finalmente habilitado pelo Ministério da Saúde para a realização de cirurgias oncológicas. Inaugurado em 2018, o centro cirúrgico do CEPON operou 16.505 pacientes até o final 2023, com investimentos do Estado no montante de R$ 20,3 milhões.
A portaria Nº 4.063, foi publicada no Diário Oficial da União na segunda quinzena de junho. Com a mudança, o Centro Oncológico e seus braços, que abrangem outras unidades de saúde, passam a receber recursos do Governo Federal, que devem cobrir um teço dos custos. O CEPON é o primeiro hospital 100% SUS em Santa Catarina a contar com tecnologias de ponta para a realização de procedimentos.
Segundo o Secretário Adjunto de Saúde, Roberto Benedetti, os recursos vindos do Ministério da Saúde irão ajudar o Estado a se manter dentro do teto MAC, que observa os gastos com procedimentos de média e alta complexidade. “Santa Catarina realiza muitas cirurgias eletivas, tanto na oncologia quanto outras áreas. Agora, vamos conseguir que uma parte desse valor seja custeada com recursos federais. Esse valor vai ajudar a diminuir a quantidade que o Governo do Estado Investe”.
“Desde o início desta gestão, a Secretaria de Estado da Saúde vinha trabalhando para que fosse publicada a portaria de habilitação do serviço o quanto antes. Esta ação contou com o apoio fundamental do Fórum Parlamentar Catarinense (senadores e deputados federais). O Cepon é referência em tratamento contra o câncer em Santa Catarina e no Brasil, além disso atendeu quase 54 mil pacientes em 2023. É uma unidade fundamental no atendimento oncológico no Estado”, explica o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Unidade alcança nove especialidades
Referência no tratamento oncológico em Santa Catarina e Centro de Referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Medicina Paliativa no Brasil, o Cepon realiza cirurgias oncológicas de média e alta complexidade. As especialidades atendidas são: Ginecologia, Mastologia, Hematologia, Ortopedia e Tumores Ósseos, Urologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Aparelho Digestivo, Cirurgia Oncológica e Cirurgia torácica, anestesiologia.
Para realizar os procedimentos, a instituição conta com o apoio de tecnologias avançadas. Entre elas, uma plataforma de vídeo com resolução 4K e fluorescência com Indocianina Verde (ICG), adquirida em 2023. Essa tecnologia permite que o cirurgião visualize a circulação, reduzindo o risco de complicações durante o procedimento e garantindo mais confiança na tomada de decisões cirúrgicas.
Referência no serviço de qualidade
Para a diretora do CEPON, Dra Mary Anne Taves, o desempenho do hospital em prestar assistência oncológica de qualidade representa vidas salvas e famílias que receberam esperança em meio à luta contra o câncer. “O CEPON não apenas realiza cirurgias, mas também proporciona cuidado e qualidade de vida a milhares de pacientes ao longo desses seis anos. Este é um trabalho de equipe e desempenha um papel fundamental na jornada do paciente”, afirma.
A cirurgia é um braço fundamental no tratamento do câncer, aplicada em mais de 30% dos casos. Durante o período de janeiro a dezembro de 2023, o CEPON registrou um aumento expressivo no número de consultas e cirurgias para tratamento de câncer. Foi ampliado em 6.031 consultas médicas ambulatoriais especializadas, o que representa um crescimento de 11% se comparado ao ano de 2022. Também teve aumento de 37% em cirurgias oncológicas de média e alta complexidade, executando 3.546 cirurgias em 2023 e atendendo 53.906 pacientes.