9 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Confira a previsão do tempo para a primeira semana do outono

O início das estações está associado aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono) que são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol bem como pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

De acordo com o Climatempo, o fenômeno terminou no mês passado, mas seus efeitos ainda podem ser sentidos no início de abril. O El Niño costeiro deve impactar ainda no aumento de chuva em parte do Sul do Brasil, entre Santa Catarina e o Paraná, parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Ainda segundo o Clima tempo, o prognóstico climático indica chuvas abaixo da média em grande parte do Paraná e Santa Catarina, exceto no leste destes estados, onde as chuvas podem ser próximas à média devido a passagem de frentes frias. Destaque para a previsão do retorno das chuvas mais frequentes sobre o Rio Grande do Sul, devido ao enfraquecimento do fenômeno La Niña.

 

A temperatura do ar na Região Sul deverá prevalecer acima da climatologia do período, mas não descarta a possibilidade de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno. Na costa da região, as chuvas poderão amenizar as temperaturas.

O meteorologista Piter Scheuer explica que “as primeiras geadas tem previsão para começar no mês de abril, principalmente nas cidades mais altas da Serra catarinense, alguns pontos no Oeste e Meio-Oeste. Em junho deve ser mais chuvoso, sendo frio pela manhã, sol durante a tarde e frio a noite”.

Previsão do tempo para a primeira semana de outono:

De acordo com a Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (20) tem tempo firme em Santa Catarina devido a influência de um sistema de alta pressão. As temperaturas no momento variam entre 30°C e 33°C no litoral e entre 26°C e 29°C em grande parte das demais regiões. Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca.

Grande parte da terça-feira (21) será marcada pelo sol, algumas nuvens e calor em SC. Mas, entre a tarde e noite, todo esse calor combinado com a passagem de uma frente fria em alto mar favorece pancadas de chuva isoladas no estado, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados em cidades do Meio Oeste ao litoral. O amanhecer será com temperaturas perto dos 12°C na Serra, 18 a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 19°C nas demais regiões. À tarde faz calor, com máximas de 28 a 33°C em boa parte do estado, podendo chegar perto dos 36°C em cidades do Extremo Oeste. Ventos com fraca a moderada intensidade, com direção sudeste a leste e rajadas ocasionais

Na quarta-feira (22) o risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas e aos temporais. Amanhecer com temperaturas de 18 a 24°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 29 a 34°C no Grande Oeste (podendo chegar aos 36°C em cidades do Extremo Oeste) e de 26 a 30°C nas demais áreas.

No decorrer da quinta-feira (23) a formação de uma área de baixa pressão em alto mar, na altura do litoral de SC, combinada ao calor favorece a variação de nuvens no centro-leste do estado acompanhadas de pancadas de chuva, que podem vir na forma de temporais isolados. Nas demais áreas, chance de pancadas de chuva isoladas e temporais ainda mais isolados entre a tarde e noite. Na sexta-feira (24), a umidade vinda do mar deixa o dia com nuvens e chance de chuva a qualquer momento dos Planaltos ao litoral. Nas demais regiões, chance de pancadas de chuva com temporais isolados entre a tarde e noite.

Foto: Freepik/Reprodução