16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Leo Coelho

Confira quatro exposições de artes com visitação gratuita em Florianópolis

Joel Pacheco participa da Feira Arte e Foto | Imagem: Joel Pacheco

Num mesmo dia é possível visitar quatro espaços culturais, veja por onde começar o tour pelo Centro da Capital de Santa Catarina

A nossa vida precisa de arte, não é mesmo? E para te ajudar nisso, a coluna de hoje apresenta um tour cultural por quatro exposições de arte contemporânea que estão em cartaz em Florianópolis. Confira a sugestão do roteiro e aprecie trabalhos incríveis de artistas que fomentam a arte catarinense. A entrada em todos os espaços é gratuita.

Comece visitando a Helena Fretta Galeria de Arte, que fica Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro. Com curadoria de Lucila Horn, o espaço recebe até 6 de setembro de 2024 a 9ª edição da “Feira Arte Foto”. Lá será possível ver de perto trabalhos como objetos, foto colagens, fotografias em interface com a pintura, propostas engajadas social e politicamente, fotografia documental e imagens contemplativas e/ou reflexivas, de 33 artistas que vivem em Santa Catarina e desenvolvem pesquisas autorais com a fotografia, e ainda um trabalho do renomado fotógrafo paulistano Boris Kossoy. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h.

 

Na sequência a parada é no casarão da Fundação Cultural BADESC, localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro. É que o espaço recebe a exposição “Domesticar” da artista gaúcha Adriane Hernandez. A mostra inédita apresenta 10 pinturas sobre telas e papéis e objetos onde a padronagem de uma toalha xadrez azul e branca é usada sistematicamente em todas as obras. A visitação da exposição, que ocupa o Espaço Fernando Beck, pode ser feita até 10 de outubro de 2024, de segunda a sexta, das 13h às 19h.

A próxima parada é na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti que recebe a exposição “Transmutação” da artista Larissa Arpana. Com curadoria de Meg Tomio Roussenq, a individual inédita apresenta 15 trabalhos que começaram a ser desenvolvidos pela artista em 2017. São pinturas a óleo sobre tela e aquarela, desenhos, escultura e instalação. A visitação no espaço que fica Praça XV de Novembro, 180, bem no Centro,pode ser realizada até 20 de setembro de 2024, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Completa o tour pelo centro, a exposição “Casa-gente” na Galeria Mínima, que fica junto ao Ponto Bar & Piadina. Até 28 de agosto de 2024 é possível ver de perto a instalação com ripas construídas a partir da forma triangular é unida a desenhos de nanquim e grafite por fios e pequenas bolsas de estopa preenchidas com terra da artista Diana Chiodelli, que mora em Chapecó. Com curadoria de Bruna Granucci e Fran Favero, a Galeria Mínima, localizada na Rua Victor Meirelles, 138, Centro, tem por premissa propor ao artista a ocupação do espaço com apenas um trabalho, trata-se de uma exposição individual de uma única obra. Esse projeto foi contemplado no Edital Lei Paulo Gustavo SC D + da Fundação Catarinense de Cultura em 2023.