Por: Juliana Bartholomey | Foto: Rede Social/ Vereador Gemada
Gemada recebeu 6.968 votos
A corrida eleitoral de 2024, que finalizou o primeiro turno no último domingo (6), trouxe surpresas em Florianópolis, com o PSOL alcançando o segundo lugar na disputa pela Prefeitura e alguns nomes tradicionais da política local ficando de fora. Na Câmara de Vereadores, o cenário também se transformou, com novas figuras assumindo mandatos e outras já conhecidas se mantendo no cenário político da capital catarinense nos próximos anos. Entre os reeleitos está Gilberto Alcebíades Pinheiro, popularmente conhecido como “Gemada”, que conquistou 6.968 votos, superando os 1.839 obtidos na eleição anterior, em 2020.
Natural de Florianópolis e criado no bairro Costeira do Pirajubaé, Gilberto começou a trabalhar cedo, vendendo produtos como banana recheada e amendoim para ajudar a família. Aos 14 anos, ingressou como cobrador de ônibus e, aos 21, tornou-se motorista. Durante o tempo no transporte público, destacou-se na defesa dos colegas como diretor da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), além de atuar em diversas ações comunitárias.
A trajetória comunitária o levou a ser diretor da Intendência do bairro Campeche e, posteriormente, presidente do Conselho Comunitário Fazenda do Rio Tavares, onde liderou a realização de obras e projetos sociais. Incentivado por amigos e familiares, decidiu concorrer a vereador, buscando expandir seu trabalho para toda a cidade de Florianópolis.
Sobre a reeleição, Gemada reforça que a responsabilidade não depende do número de votos recebidos “Independente de ser o mais votado, a responsabilidade é a mesma. A procura vai ser maior por causa da visibilidade, o projeto é dar sequência no trabalho que foi feito. Se deu resultado da urna, a gente não pode mudar o que foi feito. Então é da sequência no trabalho, a responsabilidade é a mesma, de ter mil votos ou ter vinte mil.”, explica o vereador.
Para o novo mandato, o foco de Gemada continuará sendo o contato direto com a comunidade: “os projetos é estar corpo a corpo com a comunidade, escutando o povo, ouvindo, trazendo os projetos, nosso trabalho de gabinete é assim, a gente ouve a população na rua no dia a dia, temos alguns projetos tramitando na Câmara Municipal, no Legislativo, que são ideias de moradores, de cidadãos da cidade de Florianópolis e também cobrar o executivo por melhorias em toda a região, toda a cidade, assim como foi feito nessa legislatura. “, concluiu.