Foto: Vanessa Morais
Segunda edição do evento teve quase 700 inscritos
No último domingo (30), a final do Festival Escolar da Canção de Florianópolis, promovido pela Prefeitura e Secretaria de Educação, agitou o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com quase 700 inscritos em cinco categorias, o evento destacou a diversidade e o talento dos estudantes da rede municipal.
De 70 finalistas, os jurados selecionaram os três primeiros colocados em cada categoria, que receberam troféus e terão direito a instrumentos musicais. As escolas dos vencedores também ganharão equipamentos de som, e as três melhores torcidas foram premiadas com troféus.
Nomeado em homenagem à cantora Neide Mariarrosa, o festival trouxe uma nova categoria este ano, destinada aos profissionais da educação. O secretário de Educação, Eduardo Gutierres, celebrou o aumento das inscrições de 373 em 2023 para 655 em 2024, destacando o sucesso e a aceitação do evento. “Isso prova que a comunidade escolar aprovou o projeto que valoriza estudantes e servidores em todos os níveis”, afirmou.
Entre os destaques, Nawton Gilvane Bastos, de 9 anos, brilhou novamente na categoria Pimpolho, interpretando “Fogão de Lenha”, de Chitãozinho e Xororó. Ele compartilhou o primeiro lugar com a dupla Júlia Jorge de Souza e Aleph Serralheiro Arceno, da Escola do Futuro Tapera, sendo que Aleph foi intérprete em língua de sinais através do conhecimento adquirido no Clube de Libras e no Clube de Música oferecidos na escola.
Na categoria Juvenil 1, Sofia Proença Farias, de 11 anos, emocionou o público com “História de uma Gata”, de Chico Buarque, e conquistou o segundo lugar. Representando a EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino, ela destacou a alegria que a música lhe traz.
Um dos organizadores do evento, Rodrigo Cantos, enfatizou a importância do festival como uma experiência inesquecível pelo momento e infraestrutura oferecida para os participantes. “Eles subiram ao palco acompanhados de banda e de estrutura completa de sonorização e iluminação”.
Confira os vencedores de cada categoria:
Pimpolho (3º AO 5º ano do ensino fundamental)
- 1º lugar- houve EMPATE: Júlia Jorge de Souza e Aleph Serralheiro Arceno (intérprete) – Escola do Futuro Tapera / Nawton Gilvane Bastos – EBM Antônio Paschoal Apóstolo
- 2º lugar- Marina Gitti Auga Dias – EBM Antônio Paschoal Apóstolo
- 3º lugar- Emanuelly dos Santos Aimi – EBM Virgílio dos Reis Várzea
Profissional da Educação (Servidores)
- 1º lugar -Elisângela Marcos da Silva – Neim Barreira do Janga
- 2º lugar -Kely Cristina Xavier – EBM Antônio Paschoal Apóstolo
- 3º lugar – Paulo Henrique de Freitas Farias – EBM Virgílio dos Reis Várzea
Pitchuco (G6 (Creche) ao 2º ano do ensino fundamental)
- 1º lugar – Bruno Pelegrini Liebgott – EBM João Alfredo Rohr
- 2º lugar -Bella Bordón – EBM José Amaro Cordeiro
- 3º lugar -Laura Palma Braganholo – Escola do Futuro Tapera
Juvenil 1 (6º ao 8º ano do ensino fundamental)
- 1º lugar- Gustavo Amorim – EBM José Amaro Cordeiro
- 2º lugar- EMPATE: Sofia Proença Farias – EBM Herondina Medeiros Zeferino / Eduarda da Cunha Leandro – EBM Brigadeiro Eduardo Gomes
- 3º lugar- Maria Luiza Rocha – Bairro Educador
Juvenil 2 e veterano (9º ano ou acima de 15 anos, incluindo a EJA)
- 1º lugar- Roxella Lazara Hierrezuelo – EBM Osmar Cunha
- 2º lugar- Clara Flores – EBM Henrique Veras
- 3º lugar- Renan Eduardo dos Santos Vieira – EJA
Melhores Torcidas
- 1º lugar- EBM Virgílio dos Reis Várzea
- 2º lugar- EJA
- 3º lugar- EBM José Amaro Cordeiro