A Câmara de Vereadores de São José, na Grande Florianópolis, entregou ontem à noite a medalha do mérito afrodescendente 2022. A honraria é concedida a personalidades que desenvolvem atividades em prol da cidade e faz parte da semana da consciência negra.
A sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (23) no plenário da câmara de vereadores de São José, onde ao todo, 16 parlamentares indicadas pelos parlamentares foram homenageadas pela prestação de serviços comunitários na cidade, ou que tenham desenvolvido trabalhos de relevância em áreas como cultura, educação e saúde em prol da comunidade josefense.
“A câmara comemora a semana da consciência negra e dentro desse ato nós temos essa medalha que a câmara, na sua unanimidade, aprovou para poder mostrar para a sociedade josefense o trabalho que vocês desenvolvem no município de São José. Estamos muito honrados”, afirmou a vereadora Méri Terezinha de Melo Hang, presidente da Câmara de Vereadores de São José.
A sessão foi presidida pelo vereador Antônio Carlos da Silveira Jr. O único parlamentar negro de São José.
“Escolheram com muito carinho, com muito respeito, cada um dos homenageados que fazem parte da construção do nosso município, a cada um dos homenageados que hoje estão aqui com a medalha do mérito afrodescendente, que são pessoas que têm mérito pela nossa cidade, são pessoas que fazem a diferença na nossa cidade. Parabéns a cada um pelo seu ramo de atividade, que continuem assim, desbravando, mostrando que São José não é só de açorianos, São José também foi construída pelos negros, nós somos e sempre seremos negros combatentes e resistentes pela nossa São José”, frisou o vereador Antônio Carlos da Silveira Jr.
Entre os 16 agraciados com a medalha do mérito afrodescendente, estava o jornalista e apresentador da TVBV, Rodrigo Cardozo. A medalha foi uma indicação do vereador Jair Santilho Costa, do PL, e foi entregue pelo parlamentar à irmã de Rodrigo, Fernanda Cardozo, que o representou na cerimônia.
Veja na reportagem de Gabriela Zwang, para o Band Cidade: