16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Contadores discutem governança e ética nas prefeituras em congresso da categoria

Foto: Divulgação

Profissionais buscam respostas aos desafios da inovação tecnológica durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade em Balneário Camboriú

Enquanto as campanhas eleitorais estão a pleno vapor, profissionais de contabilidade de todo o país vão se reunir em Balneário Camboriú (SC) nesta segunda-feira (9) para discutir governança, transparência e eficiência nas administrações públicas municipais. Eles querem entender como as cidades podem responder aos desafios da inovação tecnológica com ética e responsabilidade na utilização de recursos públicos.

O tema será analisado no 20º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos, Gestores e Contadores Públicos, que ocorre dentro da programação do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Cerca de 7 mil pessoas são esperadas no encontro – idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

 

“Vamos mergulhar nas origens e no desenvolvimento da governança, explorando como se dá a articulação entre os diferentes níveis do poder público, para encarar de frente os muitos problemas que persistem no Brasil”, afirma o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior. “Nós queremos identificar o que precisa mudar para que a gestão pública consiga, de fato, entregar o que a população necessita.”

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é o maior evento contábil do Brasil e nesta 21ª edição tem como lema “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”. Com mais de 50 painéis e 260 atividades técnicas, a programação inclui debates, trilhas temáticas e fóruns, conduzidos por mais de 300 palestrantes do Brasil e do exterior.

Temas

Entre os temas a serem examinados no seminário está “Governança e Ética em Regulação de Inteligência Artificial”. A ideia é propor caminhos para a adoção de soluções tecnológicas de forma segura, com um olhar crítico sobre como a governança precisa se adaptar à nova era digital.

Outro tópico na pauta é “Gestão de riscos no setor público”. Os especialistas abordarão a implementação de uma cultura de prevenção e controle como forma de desmistificar a gestão de riscos e mostrar como pode ser aplicada de maneira eficiente e com resultados concretos para a sociedade.