Ao todo, foram analisados 51 contratos firmados em quatro municípios
do Sul catarinense entre os anos de 2017 e 2022
A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, na manhã desta terça-feira (4), 27 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária em investigação que apura fraudes em licitações públicas dos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Jaguaruna, na região Sul de Santa Catarina. Com aproximadamente 90 policiais civis, a operação cumpriu ordens judiciais nas sedes das empresas, residências dos investigados e nas prefeituras.
No total, foram analisados 51 contratos firmados com os quatro municípios entre os anos de 2017 e 2022, sendo que os de 2022 ainda estão vigentes. Somados, os valores chegam a aproximadamente R$ 30 milhões. As investigações iniciaram no ano de 2021, quando foram realizadas diligências para identificar as supostas fraudes no caráter competitivo de procedimentos licitatórios, assim como fraudes na entrega do serviço prestado.
A operação foi batizada de Dark Shark pelo fato de que, de acordo com um dos contratos, o município de Tubarão teria, supostamente, trocado todas as lâmpadas públicas em um curtíssimo espaço de tempo, indicando, assim, que, em certo momento, o município teria ficado às escuras.
Foto: PCSC / Divulgação