7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Convenções partidárias em Lages: Federação PSDB/Cidadania única a definir data

Cidadania abriga a deputada federal e pré-candidata Carmen Zanotto à Prefeitura de Lages / Foto: Elio Rizzo / Câmara dos Deputados

Os partidos políticos de Lages e que pretendem ter candidatos próprios nas eleições municipais, ainda estão em compasso de definições, e, portanto, sem datas para as convenções. Exceto a da Federação PSDB Cidadania que agendou para o dia 5 de agosto, numa segunda-feira, a partir das 19h, na ACIL, no último dia previsto no calendário para a realização das convenções partidárias, visando deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Último dia legal para a realização das convenções. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Enfim, o período de convenções abre neste sábado, 20/07.

Interesses: Gean Loureiro e Topázio Neto outrora juntos, hoje, distantes

O ex-prefeito Gean Loureiro preside do União Brasil na Capital e está seguro da decisão em apoiar Dário Berger (PSDB), à Prefeitura / Foto: Instagram

A política chega a ser cômica em certos momentos. No passado recente, Gean Loureiro (UB) tinha em Topázio o seu fiel parceiro na Prefeitura de Florianópolis, na condição de vice. Aos olhos do eleitor, tais brigas por interesses não são bem vistas. Mas, para os políticos pouco importa. A conveniência é o que conta. Vieram as eleições para o Governo, lá estava Gean, também de mãos dadas com Topázio e o PSD. Obviamente, no atual momento, a distância dificilmente terá reparação. O caminho seguido por Gean, ao decidir entrelaçar-se com Dário Berger, hoje no PSDB, e pré-candidato à Prefeitura de Florianópolis, criou uma instabilidade dentro do próprio partido, que sempre esteve propenso a apoiar a reeleição de Topázio Neto (PSD), à Prefeitura da Capital.

Intervenção

Há nesse percurso até mesmo pedido de intervenção do União Brasil, cuja decisão final deverá ser tomada no início da semana que vem, provavelmente. Enfim, se dará o veredicto interno se haverá mesmo a intervenção; se o apoio será dado à Topázio, ou se o partido se encaminha para a aliança na coligação com Dário Berger. Esta é a política, e seus caminhos. Enquanto isso, o União Brasil, em Florianópolis, ainda sob o comando de Gean Loureiro, tem agendada sua convenção para este sábado, 20, tendo o nome da ex-secretária municipal Maria Goulart (UB), para compor a majoritária com Dário, na condição de vice. Expectativa, portanto, para ver como tudo termina, com ou sem intervenção.