4 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Corridas de rua: confira algumas dicas de como praticar no inverno

Foto: Freepik

Modalidade vem ganhado força no estado catarinense

Com a chegada do inverno, manter a rotina de exercícios ao ar livre pode se tornar um desafio. As temperaturas mais baixas convidam a atividades em ambientes fechados e a uma alimentação mais calórica. No entanto, treinar ao ar livre no frio pode ser benéfico, pois a queima calórica aumenta devido à necessidade do corpo de se manter aquecido, desde que mantenha os cuidados necessários para evitar problemas de saúde.

O preparador físico especializado em corrida de rua, Guilherme Dutra, enfatiza a importância da vestimenta adequada. “Usar casacos de algodão ou moletom aumenta a retenção de calor, consequentemente, a quantidade de suor. Suor não é sinônimo de queima de calorias, como muita gente pensa, mas de desidratação. Para correr, o ideal é utilizar segunda pele e corta-vento de material específico para quem corre. As extremidades, como nariz, orelha, mãos e pés, precisam estar cobertas. Para isso, devem-se usar bandanas, toucas, luvas e meias de poliamida.”

 

Ele também destaca a importância da hidratação, que deve ser intensificada no inverno, utilizando aplicativos ou alarmes para lembrar de beber água “E um dos pontos fundamentais é a hidratação. No inverno tendemos a tomar menos água, mas a ingestão deve ser ainda maior que no verão, devido a homeostase corporal, nem que para isso o atleta tenha que utilizar aplicativos ou alarmes de aviso.” Afirma.

O esporte tem ganhado força em Santa Catarina, com mais de 170 corridas de rua registradas somente neste ano, conforme dados da Federação Catarinense de Atletismo. Um exemplo foi o recorde de inscrições na Meia Maratona Internacional de Florianópolis, realizada em maio, que reuniu 7 mil atletas de diversos estados brasileiros, tornando-se a edição com o maior número de inscritos.

A modalidade tem impulsionado a prática esportiva e se tornado um hábito na rotina de muitos moradores de Santa Catarina. Entre os praticantes está a triatleta amadora Láysla Furtado, que explica como criou apreço pelas corridas. “O amor veio com a constância. Começar a correr nem sempre é algo fácil, mas justamente por isso acaba se tornando algo apaixonante, porque você vai se superando, enxergando as evoluções e se rendendo à modalidade. Em resumo, é isso: é um amor construído gradativamente.” conclui Láysla.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão