Político tirou licença de seu mandato como deputado federal para assumir a pasta estadual
Ricardo Guidi (PSD) tomou posse na manhã desta segunda-feira (7) como o novo secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde no governo catarinense. Durante a cerimônia, realizada na Casa d’Agronômica, Guidi destacou o desafio da preservação ambiental no estado, em conciliação aos objetivos econômicos do governo. “A gente só cuida daquilo que conhece, por isso queremos criar uma consciência ecológica nas pessoas”, frisou o novo secretário.
“O secretário Ricardo Guidi assume com o desafio de respeitar e valorizar o pequeno agricultor que faz todos os esforços para preservar uma grande parte das florestas nativas e das nascentes dos rios aqui no nosso estado. Precisamos reconhecer e ampliar os esforços de preservação”, afirmou o governador Jorginho Mello.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde era, até então, a única pasta do Estado ainda chefiada por uma figura interina. Sheila Meireles, presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, estava no comando da secretaria desde o começo de 2023.
“É um grande desafio e o governador ja passou algumas missões como a questão do crédito de carbono que tem como objetivo remunerar aquele pequeno agricultor que cuida da sua vegetação. Santa Catarina tem também parques belíssimos e precisamos voltar nosso olhar para o cuidado da nossa flora e fauna, então, vamos procurar desenvolver parcerias público-privadas para que a gente possa aproveitar toda essa beleza que a natureza nos proporciona, desenvolver o turismo, gerar emprego e gerar renda”, afirmou Guidi.
Perfil do novo secretário
Filho do ex-prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual, Altair Guidi, e da ex-senadora, Sandra Zanatta Guidi, Ricardo é bacharel em direito, pós-graduado em gestão empresarial e empresário ruralista. Primeiro criciumense no secretariado, Guidi estava no seu segundo mandato como deputado federal e, assim, licenciou-se da Câmara para assumir a pasta estadual. Dessa forma, Darci de Matos (PSD) é o suplente que assume a vaga como deputado em Brasília.
Foto: Eduardo Valente/Secom