22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Criminosos invadem sistema bancário e fraudam R$3,5 milhões em SC, SP e GO

Fotos: MPSC/Divulgação

Seis pessoas são presas em operação dos CyberGAECOs dos três estados

Seis pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (9) em uma operação deflagrada pela força tarefa digital do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, o CyberGAECO, contra grupos criminosos que teriam obtido R$ 3,5 milhões com fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro nos estados de Santa Catarina, Goiás e São Paulo.

A Operação “Cabala” ocorre simultaneamente nesses três estados, e cumpre também 59 mandados de busca e apreensão. Em SC, o grupo envolvido é alvo de ações pelo CyberGAECO catarinense em apoio à investigação da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Belo, no Litoral Norte.

 

De acordo com as investigações, os criminosos aproveitaram uma vulnerabilidade no sistema de uma instituição financeira para realizar transações fraudulentas por meio de contas cadastradas em nome de pessoal “laranjas”.

Os grupos criminosos fraudavam as transações utilizando dispositivos de cobrança vinculados a comércios fictícios, a fim de simular pagamentos legítimos e realizar a lavagem do dinheiro.

Além das prisões preventivas e as buscas, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) requereu o bloqueio de ativos financeiros, imóveis, veículos e embarcações pertencentes aos suspeitos que atuavam no território catarinense. As ordens foram expedidas pela Vara Regional de Garantias de Balneário Camboriú, que impediu ainda movimentações utilizando criptomoedas.

A investigação segue em segredo de justiça, por isso, não foram divulgadas informações sobre os locais onde os mandados foram cumpridos nem o local de atuação dos suspeitos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Confira imagens da operação desta quarta-feira