Monitoramento dos municípios no Centro Integrado de Operações da Defesa Civil Estadual. Imagem: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM
A ação tem o foco de monitorar a situação das chuvas em Santa Catarina
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina já provocaram ocorrências em 20 municípios e os estragos ainda estão sendo contabilizados. Devido a esse quadro Centro de Integrado de Operações (CIOP) da Defesa Civil estadual, localizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), foi reativado neste domingo (19). O objetivo é monitorar a situação dos municípios catarinenses. O CIOP coordena de forma integrada as ações de preparação e respostas das instituições de governo e agências do Grupo de Ações Coordenadas.
> Rio do Sul deve decretar situação de emergência e função da chuva
Desde a última quinta-feira (16) as equipes da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil já monitoravam as condições meteorológicas. “Sábado à noite, acompanhando a previsão hidrometeorológica e a projeção em relação aos níveis dos rios, especialmente lá no Alto Vale, foi identificado que em Rio do Sul nós teríamos o nível do rio acima de 8 metros e meio, possivelmente próximo a 9 metros e com isso uma parte significativa da população atingida, eles tinham aberto já cinco abrigos e nós precisávamos aumentar o nível de mobilização’’, explicou o diretor de Gestão de Desastre da Defesa Civil, coronel Laureano.
>Nível do rio Itajaí-Açu chega a 8,61 metros em Blumenau
Previsão de tempo
Segundo a Defesa Civil estadual, a partir do final da madrugada de domingo (19), a frente fria começou se afastar em direção ao Paraná e ao oceano e deve perder intensidade. Ainda não se descarta no período da manhã a possibilidade de chuva fraca ou garoa, principalmente entre o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e a região da Grande Florianópolis. Já na segunda-feira (20) a previsão é de sol e tempo firme em todo o estado.