A nova ministra é professora, graduada em Serviço Social, além de mestre e doutoranda em educação. Imagem: Arquivo Pessoal.
A ex-governadora do Rio de Janeiro Benedita da Silva não aceitou o convite
O anúncio do nome da nova ministra do Direitos Humanos foi realizado na última segunda-feira (9). A pasta vai ficar a cargo da deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT). A primeira opção era a ex-governador do Rio de Janeiro Benedita da Silva (PT), mas ela não aceitou a indicação.
O Governo Federal tinha pressa na nomeação depois que o antigo titular no Ministério, Silvio Almeida, foi exonerado devido denúncias de assédio sexual, uma delas da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A nova ministra é professora, graduada em Serviço Social, além de mestre e doutoranda em educação. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, de 2005 a 2012, e estadual, de 2015 a 2018. Ela atuou também na implementação no Ministério da Educação de políticas de inclusão racial e de escolas em tempo integral.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Macaé Evaristo foi eleita 2020 para a Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte. Na eleição de 2022 ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com mais de 50 mil votos. Ela também atuou no governo de Dilma Rousseff. Já em 2013 e 2014 foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).