Ação do GAECO já prendeu 172 membros de grupo que atua no Oeste e outras regiões de SC
Em um desdobramento à primeira fase da megaoperação contra a maior organização criminosa em Santa Catarina, que já chega a 172 presos, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu três novos mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (16) em Chapecó, no Oeste catarinense.
As buscas foram realizadas com o apoio da Polícia Civil (PCSC) e da Polícia Militar (PMSC), com base em novas investigações da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó sobre materiais coletados durante a Operação Sodalitas Fins I, deflagrada em 22 de agosto de 2023.
A ação do GAECO já realizou quatro etapas, além de seus desdobramentos, e tem como principal objetivo desarticular as atividades da organização criminosa, que atua tanto na cidade e região de Chapecó, como em outros municípios do Estado.
Relembre a operação
Durante a primeira fase da Operação Sodalitas Finis, foram cumpridos 97 mandados de busca e apreensão e 79 de prisão preventiva. As ordens foram cumpridas nas cidades de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venancio Aires (RS) e Lajeado (RS).
Ao total, em suas quatro fases e seus desdobramentos, a megaoperação já resultou na prisão de 172 pessoas. A ação é o desfecho de meses de uma investigação que uniu esforços de diversas unidades de segurança de Santa Catarina.
O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo” em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal da operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
Adolescente é apreendido em SC envolvido em incitação a extremismo e automutilação online
Operação em 7 estados iniciou após jovem do RJ transmitir incêndio a morador de rua na plataforma Discord
Uma mobilização nacional para desarticular uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes resultou na prisão de um homem e na apreensão de um menor de idade em Criciúma, no Litoral Sul de Santa Catarina. A Operação Adolescência Segura foi deflagrada nessa terça-feira (15) pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).