Foto: TJSC
Já foram entregues 50 kits infantis à Afasc
Nesta semana, 50 kits com peças de lã destinadas a crianças foram entregues à Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Os itens foram produzidos através de um projeto desenvolvido na Penitenciária Feminina de Criciúma, no sul do Estado, aonde a própria unidade prisional, busca envolver as reeducandas em atividades de artesanato que beneficiam a sociedade.
Os insumos para o Projeto Artesanato foram adquiridos com recursos provenientes de transações penais na comarca local. As verbas, advindas de penas pecuniárias aplicadas a condenados por crimes de menor potencial ofensivo, são direcionadas a um fundo que apoia projetos sociais e filantrópicos. Dessa forma, a penitenciária recebeu o financiamento necessário para comprar lã, linhas e outros materiais essenciais para as atividades artesanais.
O Conselho da Comunidade desempenhou um papel fundamental no andamento do projeto. Além de facilitar a liberação das verbas, o conselho também foi responsável pela compra dos materiais e pela capacitação das detentas. “Por meio do Conselho, foi possível ensinar as técnicas de artesanato e garantir que as reeducandas pudessem desenvolver suas habilidades de forma adequada”, destacou a juíza Débora Zanini, da Vara de Execuções Penais de Criciúma.
Os kits de tricô e crochê serão distribuídos para a população carente da cidade, oferecendo um suporte essencial. A juíza Débora Zanini ressaltou que a participação das reeducandas não apenas proporciona um aprendizado valioso, mas também permite que elas contribuam positivamente para a sociedade.