Em Lages, assume Carmen Zanotto, a primeira mulher a ser eleita prefeita em 258 anos / Foto: Fom Conrad
A partir da posse, prefeitos e vices já estão nas repartições iniciando os trabalhos da nova gestão. Um ano diferente, e que movimenta os bastidores da política. Os vereadores, diferentemente, assumem em meio ao recesso. Em outras palavras, foram recém empossados e já estão de “férias”. Mas, vejamos o lado bom, com os prefeitos querendo mostrar serviço, com raras exceções, caso do prefeito reeleito de Chapecó, que mal assumiu o segundo mandato e entrou de férias, deixando nas mãos do vice, Valmor Scolari, o exercício de comandar a cidade durante o janeiro.
A primeira prefeita mulher na história de Lages
A prefeita Carmen Zanotto e o vice Jair Junior tomaram posse na tarde desta quarta-feira (1º) para o novo mandato à frente da Prefeitura de Lages. A cerimônia realizada no auditório do Colégio Bom Jesus Diocesano foi presidida pelo parlamentar mais velho do Legislativo lageano, o vereador Ozair Coelho (Polaco), conforme previsto pela Lei Orgânica do Município e pelo Regimento Interno da Câmara Municipal. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, incluindo o governador Jorginho Mello, imprensa e membros da comunidade. Os 16 vereadores eleitos em outubro também foram empossados nesta quarta-feira (1°) para o mandato que terminará em 31 de dezembro de 2028. A cerimônia marcou a posse da 20ª legislatura e 33ª gestão administrativa. Na eleição municipal de outubro, Carmen recebeu 77,16% dos votos válidos, totalizando 50.734 votos.
Desafios pela frente
No primeiro discurso após ser empossada, a prefeita falou do significado deste momento. “Hoje, primeiro dia de um novo ano, iniciamos uma jornada de 1.461 dias à frente da prefeitura de Lages. Hoje estamos dando o primeiro passo em direção aos 4 anos deste primeiro mandato. É com imensa alegria e um profundo senso de responsabilidade que assumo, hoje, oficialmente, a missão de ser a primeira mulher eleita prefeita na história de Lages”, explicou.
Resgate da autoestima
Carmen complementou. “Nosso compromisso é trabalhar de forma técnica e responsável para encontrar caminhos que tragam os resultados que a população tanto espera. Lages também precisa de algo mais: resgatar sua autoestima e fazer com que as pessoas voltem a sentir orgulho e felicidade em morar aqui. Na condição de prefeita, posso assegurar que cada bairro, cada rua, cada família será olhada com o mesmo carinho e dedicação. Eu assumo esse compromisso de governar com dedicação, transparência e, acima de tudo, com muito zelo”, completou.
Comprometimento do governador
Presente no ato de posse de Carmen Zanotto, o governador Jorginho Mello em seu pronunciamento enfatizou o comprometimento, competência e dedicação da prefeita. “Eu não tenho dúvida que a Carmen Zanotto vai ser a melhor prefeita que essa cidade já teve. Ela vai ser uma prefeita extraordinária. Conte comigo Carmen, eu vou ajudar Lages em tudo que for preciso”. citou.
Transmissão de cargo
Após a solenidade de posse, prefeita e vice se dirigiram à Prefeitura para o ato de transmissão do cargo. Na ocasião, Antonio Ceron transmitiu o cargo para Carmen Zanotto e inaugurou sua foto na galeria de ex-prefeitos de Lages. O momento foi acompanhado pelo ex-vice-prefeito, Juliano Polese. Na sequência, a prefeita assinou o decreto de nomeação dos secretários e secretárias municipais e outros integrantes do colegiado.
Governador presente também em Laguna e Florianópolis
O governador Jorginho Mello acompanhou neste 1º de janeiro de 2025 as posses de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em Laguna, Lages e Florianópolis. A primeira solenidade ocorreu no Sul do estado, onde foi empossado o prefeito Peterson Crippa, depois o governador foi à Serra Catarinense acompanhar a posse de Carmen Zanotto e, já na noite desta quarta-feira, participou da cerimônia que empossou o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.