Dezembro é sinônimo de verão, sol, dias mais quentes e também é o mês de chamar mais atenção para o câncer de pele, com a Campanha Dezembro Laranja.
O objetivo da ação é conscientizar sobre a doença, sendo uma das mais incidentes no Brasil. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem, formando camadas e de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.
“Você pode tratar o câncer clinicamente, existem cremes, pomadas, medicamentos que podem resolver lesões superficiais, lesões um pouco mais profundas precisam ser operadas, lesões que exigem um maior cuidado, cirurgias maiores e, as vezes sim o paciente pode vir a ter necessidade de uma eventual radioterapia ou até quimioterapia, em casos de melanoma que é o câncer de pele que mais mata”, afirma Marcello Rgatti, médico dermatologista.
O câncer de pele pode se assemelhar com pintas. Por esta razão, é necessário se consultar com um especialista.
“O principal é que as pessoas entendam que existe um horário de exposição solar que é mais danoso pra pele, então durante o verão a incidência dos raios ultravioleta aumenta muito sobre a crosta terrestre. Das 9h às 15h essa radiação é muito intensa, onde há uma maior possibilidade de haver queimaduras na pele, por isso que se deve evitar esse horário de exposição, pois mesmo com o uso de filtros solares o risco ainda existe, contudo se a pessoa ficar exposta haverá um certo dano. A recomendação é o uso de roupas especiais banhadas por substâncias que absorvem essa radiação”, completou Dr. Marcelo.
Veja na reportagem de Alex Barros, para o SC Acontece:
Foto: Freepik/Reprodução