Foto: Marco Favero Secom
Instituição recebeu mais de 82 mil candidatos à doação no início de 2024
Nesta sexta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem ao imunologista Karl Landsteiner, o profissional responsável pela descoberta do fator RhD. Além de celebrar esta figura científica, a data ressalta a importância da doação de sangue para a comunidade.
Neste ano de Olimpíadas, atletas catarinenses de diversas modalidades visitarão as instalações das unidades de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), além de participarem de campanhas de incentivo à doação. A iniciativa integra uma série de ações realizadas pela instituição sob o tema “Pratique o bem, doe sangue”. Como parte das comemorações, haverá um bolo especial para os doadores neste dia.
Além do Dia Mundial do Doador de Sangue, a instituição também está participando da Campanha Junho Vermelho, instituída pelo Ministério da Saúde, que visa incentivar as doações voluntárias de sangue em todo o Brasil.
Somente no primeiro semestre de 2024, o HEMOSC recebeu mais de 82 mil candidatos à doação. A instituição, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde com gestão da Fundação de Apoio ao HEMOSC/CEPON (FAHECE), está presente em nove cidades catarinenses: Florianópolis, Criciúma, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó, Blumenau, Joinville e Jaraguá do Sul. O HEMOSC é responsável por 99,8% do sangue coletado e distribuído aos hospitais e clínicas de Santa Catarina.
Além disso, segundo a assessora do HEMOSC, Manuela Mendes Da Silva, a organização prestou auxílio ao Rio Grande do Sul durante o período de enchentes, enviando mais de 900 bolsas de sangue conforme a necessidade e disponibilidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
Como contribuir
Para aqueles que desejam se juntar à lista de doadores, é importante conhecer os pré-requisitos e o processo de doação, que é composto por quatro etapas: cadastro do doador, pré-triagem, triagem e coleta do sangue. O tempo médio de duração do processo é de 55 minutos. Os principais requisitos para ser um doador são:
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
- Doadores com 16 e 17 anos podem doar mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal.
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos.
- Estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo.
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas).
- Apresentar documento original com foto atualizada, emitido por órgão oficial (exemplos: RG, Carteira de Identidade de Profissional
- Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, Título de Eleitor digital com foto, Passaporte
- brasileiro com filiação).
- Ter repousado bem na noite anterior à doação.
- Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas nas três horas que antecedem a doação.
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
- Evitar ir acompanhado de crianças sem acompanhantes.
Para mais informações e endereços dos locais de doação, os interessados podem visitar o site do HEMOSC.
Veja a matéria sobre o assunto no SC Acontece: