6 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Turismo

Dicas Band Verão 2025: Trilha ecológica no coração da mata atlântica

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Parque estadual é refúgio para a natureza intacta e animais resgatados e reabilitados

Para os que amam estar em meio à natureza intacta e observar sua grandiosidade, a Ilha de Santa Catarina dispõe de um refúgio para a vida selvagem e preservação da floresta, da vegetação de restinga e da fauna associada da Mata Atlântica.

No coração do norte de Florianópolis, entre a Praia do Moçambique e a Lagoa da Conceição, o Parque Ecológico Estadual do Rio Vermelho é o lugar perfeito para quem busca se aventurar, aprender sobre conscientização ambiental e conhecer os animais resgatados pela Polícia Militar Ambiental.

 

Desde 2007, o parque é considerado uma Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), que oferece uma trilha guiada para que os visitantes conheçam de perto os animais resgatados, que são examinados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e tratados pelo Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal).

De acordo com o coordenador da unidade, Marcelo Duarte, cerca de 30 mil animais, que não têm mais condições de voltar para a natureza com autonomia e segurança, já foram soltos desde que o parque foi criado, com a ação do trabalho de resgate, tratamento e reabilitação.

O guia conduz os visitantes e oferece ainda um trabalho de educação ambiental. A intenção é conscientizar e mudar o comportamento das pessoas em relação à natureza. Por lá podem ser encontrados macacos, araras, cobras, corujas, entre outras espécies que foram retiradas do seu habitat por mãos humanas, sofreram algum trauma e não podem mais voltar ao espaço original.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

A experiência no Parque Ecológico do Rio Vermelho vai além de apenas contemplar: é mais um convite para valorização e diversidade da vida. A trilha ecológica tem um percurso de cerca de um quilômetro, com duração de 40 minutos. As saídas ocorrem de hora em hora, das 9h às 17h, entre terça-feira e domingo. Os valores são de R$ 15,00 para a entrada inteira e R$ 7,50 a meia entrada

Band Verão 2025

Neste sábado (8), a Beira-Mar de São José será palco da última edição do Band Verão 2025. É a última oportunidade para aproveitar a programação e se divertir e relaxar em família. Uma realização da Band FM Floripa e TVBV, com patrocínio do Parque Unipraias, Barco Pirata BC e Supermercado Imperatriz.

A garotada pode aproveitar atividade de recreação infantil, como “paraquedas humano”, jogo da argola, corrida da colher e bexiguinhas com água. Enquanto isso, o papai e a mamãe podem escolher entre relaxar com aulas de yoga ou de dança. Das 15h às 19h no Sunset Beira-Mar.

           

             

Band Verão arrecada garrafas plásticas: entenda projeto e veja pontos de coleta

Ação visa conscientização sobre descarte correto de resíduos; garrafas PET são os mais encontrados no mar

Uma única garrafa PET leva, em média, de 450 a 500 anos para se decompor totalmente. Nos oceanos, esse tipo de resíduo é o que mais se encontra pelos oceanos, representando 14% do lixo descartado irregularmente. Além de sujarem as praias, rios, córregos, campos e ruas, as garrafas plásticas, quando descartadas em locais incorretos, têm um potencial devastador para entupir vias de escoamento, aumentando a chance de enchentes nas cidades, causadas pelas chuvas.

Continue lendo