Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBV Online
De paisagens deslumbrantes a vestígios da história, Florianópolis oferece diversas opções para quem curte pegar uma trilha
Trilha do Gravatá
Provavelmente a mais popular da Ilha, a Trilha do Gravatá te leva a percorrer o Caminho dos Pescadores, utilizado para chegar até os ranchos de pesca às margens da prainha do Gravatá. O local ganha uma magia especial durante a safra da tainha, quando dezenas de pescadores lançam redes ao mar e retornam carregados de peixes.
A trilha inicia na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, na subida entre a Lagoa da Conceição e a Praia Mole. O percurso tem cerca de 2,3 quilômetros, com dificuldade baixa, e te leva a observar as paisagens das praias próximas de altos campos e pedras.
Ao final da trilha, além dos ranchos de pescadores, é possível sentar para aproveitar o dia no extenso gramado, geralmente habitado por cavalos, e dar mais algumas voltas para ver de perto o impressionante impacto do mar com as belas formações rochosas.
Caminho da Costa da Lagoa
Quem curte se aventurar no coração da Mata Atlântica certamente irá se apaixonar pelas paisagens à beira da Lagoa da Conceição, especialmente quando se pode encontrar diversos vestígios deixados pela história. Entre canoas construídas por nativos, um engenho de açúcar e um sobrado colonial, é possível conhecer um dos locais menos tocados pelo turismo na Ilha.
Mas isso pelo menos até o fim da trilha, onde é possível descansar em um dos diversos restaurantes e ainda aproveitar para ver o caminho da perspectiva da lagoa em um passeio de barco, que termina no terminal lacustre da Lagoa da Conceição.
A trilha inicia no Canto dos Araçás, próximo ao centrinho da Lagoa, e tem um percurso de 5,8 quilômetros. É preciso levar mantimentos e ter certa preparação física, já que as condições do terreno são bastante variadas e exigem até mesmo algum ponto de escalada.
Trilha do Morro do Rapa
Localizada no extremo norte da Ilha de Florianópolis, a Trilha do Morro do Rapa te leva por belos cenários naturais entre roças, pastos e caminhos de pescadores. Ideal por quem deseja subir o morro apenas para contemplar a vista das pequenas ilhas e o cenário deslumbrante da Praia Brava vista de cima.
A Trilha do Morro do Rapa inicia na Avenida Epitácio Bittencourt, na descida que leva até a Praia Brava. O percurso tem cerca de 3 quilômetros, também com condições de terreno um pouco mais intensas, mas pouco severas. A trilha termina na Praia da Lagoinha da Ponta das Canas.
Trilha do Dólmen da Oração
Considerada por muitos um “portal energético”, a Trilha do Dólmen da Oração te leva até as alturas para ter uma vista 360º que inclui a Praia Mole, Praia da Galheta, Praia da Barra da Lagoa e a Lagoa da Conceição. O topo do Morro da Galheta apresenta ainda inscrições rupestres e estruturas megalíticas construídas por comunidades ancestrais, que representam um calendário astronômico.
Ao todo, caminho oferece uma vista privilegiada para a comunhão entre o céu, o mar e a vegetação. A trilha conta com uma visita guiada, que começa na Barra da Lagoa, na sede do Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), na rua Laurindo José de Souza. Também é possível realizar o trajeto de 1,7 quilômetros começando da outra ponta, na Praia da Galheta. Um caminho íngreme e de nível intermediário, mas que vale muito a pena.
Band Verão 2025
Neste sábado (8), a Beira-Mar de São José será palco da última edição do Band Verão 2025. É a última oportunidade para aproveitar a programação e se divertir e relaxar em família. Uma realização da Band FM Floripa e TVBV, com patrocínio do Parque Unipraias, Barco Pirata BC e Supermercado Imperatriz.
A garotada pode aproveitar atividade de recreação infantil, como “paraquedas humano”, jogo da argola, corrida da colher e bexiguinhas com água. Enquanto isso, o papai e a mamãe podem escolher entre relaxar com aulas de yoga ou de dança.
Band Verão arrecada garrafas plásticas: entenda projeto e veja pontos de coleta
Ação visa conscientização sobre descarte correto de resíduos; garrafas PET são os mais encontrados no mar
Uma única garrafa PET leva, em média, de 450 a 500 anos para se decompor totalmente. Nos oceanos, esse tipo de resíduo é o que mais se encontra pelos oceanos, representando 14% do lixo descartado irregularmente. Além de sujarem as praias, rios, córregos, campos e ruas, as garrafas plásticas, quando descartadas em locais incorretos, têm um potencial devastador para entupir vias de escoamento, aumentando a chance de enchentes nas cidades, causadas pelas chuvas.