Vitória no Japão e abandono de Pérez deixaram o holandês mais próximo do tri da F1; veja as contas
Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Japão na madrugada deste domingo (24) e deu um passo importante para o tricampeonato da Fórmula 1.
O piloto já deu à Red Bull o título do Mundial de construtores de 2023. Agora, faz as contas para ser campeão já na próxima etapa, no Catar, em Lusail. A prova acontece entre os dias 6 e 8 de outubro e contará com corrida sprint no sábado (7).
Corrida sprint
O abandono do vice-líder Sergio Pérez na corrida em Suzuka fez com que o GP do Catar se tornasse o palco mais provável para o título do holandês. Verstappen precisa somar apenas três pontos para ser campeão. Ou seja, um sexto lugar na corrida sprint, no sábado (7), já é suficiente. Ele venceu duas das três provas curtas da temporada.
Com a realização da corrida no Japão, estão em jogo 180 pontos até o fim da temporada, com seis etapas em disputa. A vantagem de Verstappen para o vice-líder Pérez é de 177 pontos atualmente (400 a 223).
Desta forma, se chegar em sexto na corrida sprint no Catar, Max vai atingir 403 pontos no campeonato. Ainda que Pérez vença a corrida curta em Lusail, indo a 231 pontos, o tricampeonato do holandês será garantido. Eles ficariam separados por 172 pontos, com 172 restantes.
O primeiro critério de desempate da Fórmula 1 é o número de vitórias na temporada. Ainda que vença tudo até Abu Dhabi, Pérez não chegaria aos 13 triunfos que Verstappen tem hoje. O mexicano ficaria no máximo com oito vitórias.
Sem pontuar na corrida sprint
Se Verstappen não pontuar na corrida curta do sábado, ele ainda tem chances de confirmar o título na prova do Catar. O holandês precisará de um oitavo lugar, que o fará chegar a 404 pontos. Pérez ficaria com 257 vencendo o GP, com outros 146 pontos em disputa. A diferença entre os pilotos da Red Bull, a essa altura, no entanto, ficaria em 147.
Fonte: Band
Foto: Jonne-Roriz/Internet/Reprodução