1 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Dorival Jr espera florescimento de novas lideranças na seleção brasileira

Com o corte de Danilo e Neymar, dois dos jogadores brasileiros mais experientes, treinador espera amadurecimento de importantes nomes, como Raphinha, Vinicius Jr e Rodrygo

A seleção brasileira estreia em 2025 nesta quinta-feira (20) contra a Colômbia, em jogo válido pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A bola começa a rolar no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a partir das 21h45.

Para a partida de logo mais, o técnico Dorival Junior não terá a sua disposição duas lideranças do seu grupo de jogadores: Danilo e Neymar, ambos cortados por lesão. Com a ausência desses nomes, o comandante espera que alguns nomes, destaques nos principais clubes do mundo, assumam essa liderança, como é o caso de Vinicius Júnior, Rodrygo e Raphinha, peças chave no Real Madrid e no Barcelona.

“Eu acho que tudo isso caminha para uma condição em que, a partir do momento em que as coisas começam a ser encontradas com um pouco mais de naturalidade, apareçam ou floresçam também essas lideranças, acho que é um fato natural”

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A expectativa de um melhor rendimento é grande para cima da seleção. Atualmente quinta colocada das eliminatórias com 18 pontos, o Brasil vem apresentando irregularidade no desempenho e nos resultados. Nos últimos cinco jogos, os comandados por Dorival Jr venceram dois, empataram dois e perderam um jogo. Se a competição terminasse hoje, a seleção estaria classificada para a Copa, mas com o elenco que tem a disposição, a torcida espera um futebol melhor.

“Eu vejo que está existindo uma evolução, ainda que muitos não queiram observar. Na minha opinião, eu tive a oportunidade de formar muitas equipes durante todo esse processo e é natural, é um tipo de trabalho completamente diferente. Hoje, depois de quatro meses, nós estamos revendo todos esses jogadores, e tentando reativar tudo aquilo que vinha sendo feito e desenvolvido”

A melhora de rendimento é aguardada especialmente quando se trata de Vinicius Jr, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA na última temporada, mas que pela seleção vem deixando a desejar. O técnico Dorival Júnior relembrou as atuações de Raphinha antes da Copa América, que também tinha desempenho questionado pela mídia e pela torcida.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

“Eu lembro vocês que, na Copa América, muitos questionavam sobre as atuações do Raphinha ou da manutenção dele como titular, e hoje todos pontuam que ele não pode sair da equipe. Então, é para vocês verem que tudo vai acontecendo com calma, trabalho e desenvolvimento de cada um”

Duelo contra a Colômbia

A Colômbia, adversária do Brasil nesta quinta-feira (20), não vem de um bom momento nas eliminatórias. Nos últimos cinco jogos, a equipe perdeu três e venceu dois. Mesmo assim, está um ponto a frente da seleção canarinho, que vem de uma sequência melhor. Apesar dos maus resultados recentes, Dorival projeta um jogo difícil.

“Não é só o jogo físico da Colômbia, eles jogam futebol. Põe a bola no chão, busca envolver, tem muitas qualidades, tem um jogador como James (Rodrigues), que todos nós conhecemos bem, tem um meio-campo muito forte de combate e de saída de bola. É uma equipe que propõe, que a todo momento também vai buscar jogar contra a seleção brasileira. Nós temos que ter os cuidados suficientes, atitudes para que possamos neutralizar o máximo possível as investidas do nosso adversário e confiar nessa evolução que a equipe vem tendo”

Vale lembrar que a seleção adversária tem jogadores que são destaques no futebol brasileiro, como Jhon Arias (Fluminense), Richard Rios (Palmeiras) e Mina, que jogou por alguns anos no Palmeiras. Além de Luís Diaz, que brilha no Liverpool.

Provável escalação

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Alisson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Vini Jr. e João Pedro.

           

             

Transporte de 450 toneladas causará lentidão na BR-470 e BR-101

Polícia Rodoviária Federal alerta para impactos no trânsito neste domingo (23)

O transporte de um transformador de energia de 450 toneladas irá impactar o trânsito em trechos das rodovias BR-470 e BR-101, no Litoral Norte de Santa Catarina neste domingo (23).

Continue lendo