Fonte: Band.com.br | Foto: Reprodução
Relação tem apenas três nomes que atuam no futebol brasileiro; Neymar fica de fora
O técnico Dorival Júnior convocou nesta sexta-feira (10) a seleção brasileira para a disputa da Copa América de 2024. O torneio será disputado nos Estados Unidos, a partir de 20 de junho.
A lista conta com apenas três nomes que atuam no futebol brasileiro: Bento (Athletico Paranaense), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Endrick (Palmeiras). Neymar, atacante do Al-Hilal ainda em recuperação de lesão, ficou fora.
A principal novidade da lista fica pela presença do atacante Evanílson, do Porto. É a primeira vez que o jogador, ex-Fluminense, é chamado para a seleção brasileira principal.
Confira a lista:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Bento (Athletico Paranaense)
- Ederson (Manchester City)
- Defensores
- Danilo (Juventus)
- Yan Couto (Girona)
- Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Wendell (Porto)
- Lucas Beraldo (Paris Saint-Germain)
- Eder Militão (Real Madrid)
- Gabriel Magalhães (Arsenal)
- Marquinhos (Paris Saint-Germain)
- Meio-campistas
- Andreas Pereira (Fulham)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- João Gomes (Wolverhampton)
- Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes
- Endrick (Palmeiras)
- Evanilson (Porto)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)
- Raphinha (Barcelona)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)
- Savinho (Girona)
Brasil terá amistosos, e lista ainda pode mudar
Antes da estreia na competição, o Brasil vai disputar amistosos de preparação. O primeiro será no dia 8 de junho contra o México e outro contra os Estados Unidos, no dia 12.
Os jogadores que atuam na Europa vão se apresentar no dia 30 de maio. Já os atletas que defendem times brasileiros começaram a treinar na Flórida no dia 3 de junho.
A lista definitiva deve ser enviada à organização do torneio até o dia 12 de junho. Em caso de questões clínicas, a relação pode ser definida até 23 de junho
“Essa convocação é uma convocação que será realizada para os jogos amistosos”, afirmou Rodrigo Caetano, coordenador executivo geral de seleções masculinas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). “Durante esses dois jogos, seja por questão técnica ou tática, enfim, poderá – caso a comissão técnica assim entenda – haver algum tipo de alteração”, completou.
O Brasil está no Grupo D da Copa América, com Costa Rica, Paraguai e Colômbia. A estreia acontece em 24 de junho, contra os costarriquenhos, em Inglewood, cidade na região metropolitana de Los Angeles.
Minuto de silêncio pelo RS
A programação na CBF ainda contou com a manifestação de apoio do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo do mês de maio.
Ednaldo ainda pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas antes do anúncio da convocação. No entanto, não comentou sobre a possibilidade de adiamento de partidas das competições nacionais.
O dirigente destacou que a CBF “reitera sua solidariedade a todo o povo gaúcho”, e afirmou que clubes e federações “têm, sim, sentido a dor das perdas”. “Não tem ninguém que esteja insensível a isso”, declarou.
Durante a apresentação, Rodrigo Caetano aproveitou para agradecer ao apoio de atletas das seleções masculina e feminina no apoio às vítimas das chuvas. “Tenho certeza de que após ou durante esta tragédia, nosso estado já está mirando sua reconstrução”, disse o o coordenador da CBF, gaúcho da cidade de Santo Antônio da Patrulha.