Procedimentos foram realizados em homens por médico especialista em urologia
Nesta quinta-feira (27), a medicina de Florianópolis deu mais um importante avanço na área da tecnologia. No hospital SOS Cárdio, o robô Da Vinci X, que chegou na última semana à unidade, realizou seus dois primeiros procedimentos cirúrgicos na Capital.
Essa é a tecnologia mais avançada da medicina atualmente e outras unidades existem no Estado, assim como outros modelos menos tecnológicos. Na Capital, esse modelo é único e promete melhorar o atendimento no hospital.
Os dois primeiros pacientes, homens de idades não reveladas, foram operados para a retirada de um câncer de próstata. De acordo com médico que realizou a cirurgia, Aquinel José Bastian Junior, coordenador de serviço de cirurgia robótica do hospital SOS Cardio e especialista em urologia, as cirurgias foram efetuadas com êxito e cada uma demorou cerca de duas horas e meia.
Segundo o médico, esse é o tempo normal que a cirurgia já demoraria a ser feita, mas a vantagem do uso do robô é que, com ele, o procedimento é menos invasivo, mais preciso, gera menos sangramento e proporciona uma recuperação melhor, com mais velocidade e menos dores.
A expectativa do hospital é que o robô seja utilizado diariamente em diversos tipos de cirurgias, não só na área da urologia, mas em diversas outras especialidades.
Vigilante é morto a facadas em escola de SC
O corpo foi encontrado por funcionárias da escola
O crime ocorreu no final da madrugada desta sexta-feira (28) em uma escola municipal Rosalvo Fernandes, no bairro Areias Pequenas em Araquari, no Norte do estado. A vítima, Edson João da Silva, de 44 anos, trabalhava como vigilante no local e foi morto a facadas.
Continue lendo