24 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

E o presente de Natal? Comércio de Florianópolis tem horário especial

Rua Felipe Schimdt, Centro de Florianópolis. Imagem: Arquivo / Além da Banca UFSC / Cristiano Andujar.

Nesta terça-feira (24), véspera de Natal, as lojas ficam abertas até as 17h

Como de costume, muitas pessoas deixaram para comprar os presentes de Natal na última hora. Para atender esse púbico foi preparado um horário especial de funcionamento para o comércio de Florianópolis. Nesta terça-feira (24), véspera de Natal, as lojas ficam abertas até as 17h. A segunda-feira (23) foi marcada por movimento intenso na região central da cidade.

Na quarta-feira (25) algumas lojas do centro da Capital catarinense funcionam normalmente, mas o funcionamento fica a critério de cada estabelecimento. Os consumidores também têm a opção dos shoppings Beiramar e Villa Romana que também ficam abertos até as 17h desta terça-feira. O horário de atendimento volta ao normal no dia 26.

Segundo a pesquisa de intenção de compras para o Natal deste ano, realizada pela Fecomércio, pelo menos 46,2% dos entrevistados respondeu que deixaria para buscar os presentes na semana do anterior ao Natal (37,2%), na véspera (9,0%) ou até mesmo no próprio dia de Natal (0,8%). Entre os produtos mais procurados pelos consumidores estão brinquedos, calçados, cosméticos e itens de vestuário.

Apesar da economia aquecida, a expectativa de compra é 2,5% menor em relação a 2023. A Federação acredita que a inflação é outro fator que pode ter influenciado o comportamento de compra dos consumidores, levando a uma postura mais cautelosa nas compras de fim de ano.

           

             

Quase metade dos consumidores deixou as compras de Natal para última hora

Mesmo com situação financeira melhor, famílias pretendem gastar menos neste Natal

Existem dois tipos de pessoa: aquela que se antecipa vai em busca dos presentes de Natal para amigos, colegas e familiares com antecedência, para evitar qualquer contratempo; e aquela que deixa as compras para quase em cima da hora. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), quase metade dos consumidores no estado se encaixam no

Continue lendo